A ação cumpriu um mandado de prisão do “proprietário oculto” do Hiper Mercado Coração e sequestro de ativos das empresas e de seus sócios laranjas
DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade
Na manhã desta quinta-feira, 29, a operação Marca-Passo da força-tarefa de combate aos crimes contra a ordem tributária, cumpriu um mandado de prisão e cinco mandados de apreensão expedidas pela Vara Criminal da comarca de Irecê no setor de empresas de supermercadistas. As empresas são acusadas de sonegar R$ 12 milhões de impostos.
O ocorrido é resultado das ações do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), do qual a parceria do Ministério Público da Bahia (MP-BA) com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) estadual faz parte. Além do cumprimento do mandado de prisão, a operação obteve judicialmente o sequestro de ativos das empresas e dos sócios laranjas, incluindo veículos, imóveis e contas bancárias – para assegurar a restrição dos valores devidos ao poder público.
A operação tem como objetivo buscar provas que colaborem na investigação que apura a prática de sonegação fiscal consistente no ato de criar empresas em nome de laranjas a fim de reduzir ou suprimir impostos devidos aos cofres públicos. A operação conta com a participação de três promotores de Justiça, dois policiais militares, cinco delegados de Polícia, 17 policiais civis do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), oito policiais da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz) e nove servidores do Fisco Estadual.
Comments 1