– Prefeito Roberto Carlos Alves de Souza fala sobre a crise que assola as prefeituras da região e de todo o País, com quatro meses de quedas sucessivas de arrecadação e apela para o Congresso e ao Presidente Lula –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade*
Em uma entrevista realizada nesta sexta-feira (20) ao radialista Sandro Moreno, da rádio Líder, o prefeito da cidade Presidente Dutra (BA) e presidente do Consórcio Territorial de Saúde de Irecê, Roberto Carlos Alves de Souza (Robertão), abordou a crescente crise financeira que afeta as prefeituras da região em todo o país devido à queda acentuada na arrecadação.
O prefeito expressou sua preocupação com as dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais e fez um pedido direto ao Congresso Nacional e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em busca de medidas que possam reparar os danos e evitar demissões em massa. “SE não ocorrer uma reequilíbrio das finanças, com reparação das perdas urgentemente, teremos de fazer o que ninguém quer fazer, que é demitir”. Disse.
Robertão destacou que as prefeituras têm enfrentado desafios significativos há quatro meses, com a redução das receitas e o crescente aumento nas despesas, como o reajuste no piso salarial de professores e enfermeiros. Ele ressaltou que as consequências da crise podem se tornar ainda mais graves se não forem tomadas medidas imediatas para reverter a situação.
“Estou no meu terceiro mandado e nunca presenciei um momento como esse. Hoje é dia 20, e o dinheiro que está entrando não dá para repassar o duodécimo para a Câmara. Nós estamos há quatro meses vivenciando uma das piores crises que já existiu na história das prefeituras”, pontuou o prefeito.
Robertão aproveitou a oportunidade para fazer um apelo ao presidente Lula e ao Congresso Nacional, destacando a importância de uma resposta federal para enfrentar a crise nas administrações municipais. “Se não houver uma intervenção este mês, seremos obrigados a tomar medidas que nem eu e nenhum gestor quer, como demissões de funcionários e cortes em áreas essenciais”, alertou.
*Fontes: Líder FM – Texto originalmente publicado em Central Notícias