– Evento objetiva acolher estudantes, pesquisadores e visitantes interessados nas temáticas das culturas negras e africanas com partilhas de comunicações científicas –
DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade
Em 2023, a lei 10.639/2003 e o decreto 4887/2003 completam 20 anos. A primeira, torna obrigatória o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras e a segunda, define parâmetros para demarcar e titular as terras dos atuais quilombos.
Diante da relevância das datas e também para celebrar sua primeira turma em 2018, o PPGEAFIN, Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras realiza o 1º Seminário Nacional de Culturas Negras e Africanas.
O evento acontecerá em Irecê e Salvador, cidades que sediam turmas do Programa. Em Salvador, o local do evento é o PPGEAFIN/Cepaia, na Rua Do Passo, nº 4, Santo Antônio Além do Carmo, no dia 5 de dezembro. Em Irecê, acontecerá entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro, no Prédio da Pós-Graduação, no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, DCHT XVI.
No seminário, haverá mesas-redondas, conferência, apresentação de comunicações temáticas que dialogam diretamente com a lei e o decreto citado. As inscrições para apresentação de comunicações científicas já foram encerradas, mas permanecem abertas as incrições para ouvintes. Interessados devem acessar a plataforma SGE – Sistema Geral de Eventos [https://sge.uneb.br/], da UNEB, fazer cadastro e se inscrever, a partir do acesso com login e senha, até o dia 29 de novembro.
Leia também: Comunidades tradicionais, são tema de Jornada de Pesquisa da Uneb