– Com participação de diversos segmentos sociais e representações políticas dos territórios de Irecê, da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu, aconteceu a Audiência Pública em defesa da criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade*
Promover a escuta e debater a necessidade de implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina, foram os principais objetivos da Audiência Pública realizada nesta sexta-feira, 27, na Câmara de Vereadores de Irecê. O evento reuniu deputados, vereadores, lideranças, militantes e profissionais da educação dos Territórios de Irecê e da Chapada Diamantina.
A iniciativa é fruto de demandas populares, de três importantes Territórios de Identidade: Irecê, Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu, territórios interligados com características ambientais e culturais distintas, mas com aspectos socioeconômicos bastante similares.
Autor da proposição na Comissão de Educação da ALBA, Robinson abriu a Sessão dizendo que “é muito importante a expansão da oferta do ensino superior na Bahia. Durante muitos anos nós só tivemos uma Universidade Federal, e a partir de 2003 com o Presidente Lula e depois com a Presidenta Dilma houve uma expansão, no entanto, essa região não foi contemplada com uma universidade”, disse ele à reportagem do jornal Cultura&Realidade.
“A região Oeste tem a UFOB, o Sul e Extremo Sul foram contemplados com a UFSB, o Recôncavo com a UFRB, a região norte com a Univasf e o centro da Bahia, não foi contemplado. Então, há a demanda de atender a três Territórios de Identidade, o Piemonte do Paraguaçu, a Chapada Diamantina e o Território de Irecê”, explicou.
Em sua fala, o deputado federal licenciado e atual secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Afonso Florence, fez uma contextualização histórica das criações das universidades federais. Disse que em reunião com a Presidenta Dilma à época, foi viabilizada a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia e a Universidade Federal do Sul da Bahia e que apontou a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina e a presidenta Dilma disse que seria a próxima. Sua implantação não se concretizou à época por conta do impeachment.
Afonso trouxe também aquilo que ele chamou de “mapa de operações para implantar a Universidade Federal da Chapada Diamantina baseados em critérios técnicos”. E elencou os ítens para que uma região receba uma universidade: suboferta de vagas para o ensino superior, pobreza rural e pobreza urbana e condições para alavancar o desenvolvimento dos municípios nos territórios envolvidos.
Afonso criticou os governos passados no que tange à Educação. “Tivemos uma política de desmonte, de estrangulamento orçamentário e de ataques às instituições, a professoras e professores”, disse. Ele foi o relator em 2012, na Câmara, do Projeto do Executivo que criava a UFCD. “A UFSB e a UFOB, cada uma tem seu modelo, a UFSB tem o Bacharelado Interdisciplinar, sugiro que conheçam o modelo”, pontuou.
Florence ressaltou que em audiência fechada para debater o novo Ensino Médio, disse ter chamado Lula de canto e falado: “Presidente e essa demanda por novas universidades?”. “Vamos sair desse ano e vamos criar novas universidades”, respondeu Lula a Afonso, segundo informou.
Após as falas do público, o coordenador da audiência informou que a partir de todo o material gravado, será produzido um relatório onde será encaminhado ao Ministério da Educação, à Presidência da República, à Secretaria de Educação do Governo do Estado e ao Governador Jerônimo Rodrigues.
REGISTROS – Entre as diversas lideranças e representações institucionais, podemos destacar a Diretora do Campus XVI da UNEB em Irecê, Ana Karine Loula, a Diretora do NTE 01, Fabrízia Pires, o vice-prefeito de Irecê Erício Batista, vereador Fabiano Bia, representando a Câmara, os vereadores e a Comissão de Educação, João Alberto, coordenador do Codeter/Chapada, que liderou grupos de lideranças chapadeiras presentes, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê, João Gonçalves, presidente do Consórcio Territorial de Saúde, prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, prefeito Orlando Amorim, que é presidente da União das Prefeituras da Região de Irecê, Jardel Leão, representando o deputado Ricardo Rodrigues, Orestes Mariano, representando o prefeito de Lapão Márcio Messias, ex-prefeito de Irecê e deputado Zé das Virgens. Também participaram representantes de escolas, estudantes da rede pública, vereadores e vereadoras, dentre outros segmentos.
GALERIA
(*) Com a cobertura do jornalista multimeios Juliano Carmo