– O ex-secretário em diversas funções nas gestões Elmo Vaz, Jazon Júnio foi exonerado no ano passado por incompatibilidades com o governo municipal e assumiu a Diretoria de Gestão de Corporativa da Embasa, em Salvador. Por denúncia de uma funcionária concursada da empresa, ele está sendo processado por injúria racial –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O ex-secretário de agricultura, de administração, de governo e finalmente de infraestrutura no governo Elmo Vaz, em Irecê, Jazon Júnior foi motivo de polêmica em toda a Bahia, nesta quinta-feira, 16, após ser denunciado por crime de racismo, na condição de diretor de gestão corporativa da Embasa, cargo que passou a ocupar, em Salvador, após a sua exoneração do município, por incompatibilidade com o governo local.
De acordo com denúncia formulada por Vanessa Lago Nery Nunes, funcionária concursada da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) junto à Ouvidoria Geral do Estado, ela foi demitida do cargo de coordenadora do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão da Embasa, porque o diretor teria dito “que precisaria de uma pessoa mais negra” para o cargo.
Ela se declara como “mulher parda, cabelo longo e crespo”. A funcionária denuncia que “a materialização do preconceito e do racismo em que fui submetida por um homem branco, loiro, dos olhos azuis e do cabelo liso resta configurada e é incontroversa”.
Ainda na manifestação, a servidora declarou que “o choque de ser vítima de racismo foi tão grande que tive sangramento e da Embasa fui direto para o hospital e lá tive a minha segunda péssima notícia do dia, a qual, guardo para mim apenas, pela dor que ainda me corrói. Afinal, aos 38 anos e longa luta para engravidar após ser submetida a diversos procedimentos, o choque sofrido penetrou a minha alma de forma avassaladora”, disse ela, sinalizando aborto em razão do estresse emocional vivido pelo ato do diretor.
“Não discuto o cargo, uma vez que este é de livre provimento e que cabe ao gestor montar sua equipe da forma que melhor lhe aprouver. Agora, o que não se pode admitir é o motivo para o ato, ou seja, a motivação foi porque o diretor precisava de uma mulher mais negra do que eu”, disse a funcionária pública.
Ainda segundo Vanessa, Jazon Júnior ainda “fere de morte o regimento interno e a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão do comitê, ao indicar via SEI [Sistema Eletrônico de Informações] uma nova coordenadora para o comitê, quando a competência para tal ato pertence apenas ao presidente da Embasa na formação do Comitê, ou seja, na constituição do grupo, devendo, portanto, ser respeitado o prazo da constituição do comitê, que possui vigência de dois anos”.
Funcionária concursada da Embasa há 13 anos, Vanessa assumiu a coordenação do comitê em setembro de 2022. E frisou que “em conjunto com todos os membros, combatemos preconceitos, lutamos por igualdade e reparação social dentro da Embasa”.
PERFIL – Jazon Junior foi Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Desenvolvimento Rural, quando o atual governador Jerônimo Rodrigues era titular da pasta. Por motivos ainda desconhecidos, ele foi substituído na pasta e desembarcou na Secretaria de Administração da Prefeitura de Uibaí-BA, na última gestão do então prefeito Pedro Rocha (PT). “Durante sua estadia no município, Jazon promoveu agudos debates, buscando impor suas prerrogativas de interesse político, gerando fissuras no grupo petista, as quais até o momento não foram sanadas, o que contribuiu para duas derrotas seguidas, mesmo tendo o prefeito Pedro Rocha feito a melhor gestão da história do município” diz um ativista da Comissão Municipal do partido Rede Sustentabilidade, em Uibaí, a mais nova agremiação a fazer parte do arco de aliança oposicionista no município.
Em Irecê, Jazon Júnior gozou de elevada confiança do prefeito Elmo Vaz, passando por diferentes estruturas e sendo o escolhido para coordenar diversos eventos de grande envergadura, como os festejos juninos e a ação social Voluntários do Sertão. Ele caminhava para ser o virtual candidato à sucessão de Elmo Vaz, sonho interrompido pela sua postura autocrática, manipuladora e arrogante, que resultou em muitos desafetos internos.
A sua relação com algumas lideranças e parte dos colegas de gestão se revelaram conflituosas. “Sempre que ele identificava alguém com potencial de se colocar em boa visibilidade política, de modo a ameaçar o seu status de virtual substituto de Elmo, ele boicotava, sabotava, prejudicando ações importantes de interesse da cidade”, salienta um ex-secretário.
RESPOSTA
Por meio de contato pelo WathsApp pessoal, o diretor deste site contatou com Jazon Júnior, para falar sobre o ocorrido. Em resposta, ele informou que “a medida de mudar sua equipe de assessores é algo natural e discricionário do Diretor que chega, é algo muito natural. Infelizmente algumas pessoas não lidam bem com isso. Mas é algo que não tenho como abrir mão, montar uma equipe alinhada tecnicamente comigo”.
Em seguida ele enviou fotos e pontuou informes sobre a funcionária que ele afastou do cargo acima mencionado e da que ele optou em substituição.
“Essa é Carol, economista, analista de gestão da embasa. É (a) que escolhi pra me assessorar”, apresentou, Jazon.