![](https://www.culturaerealidade.com.br/wp-content/uploads/2021/09/prefeitura-dengue.jpeg)
– Promover o fortalecimento das propriedades rurais e das famílias produtoras, por meio de tecnologias formativas, assessoria, consultoria e oportunidades empreendedoras é a grande missão do Sinpri – Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê, que está com nova diretoria –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Resgatar a capacidade produtiva das propriedades rurais, estabelecendo formas inovadoras nas práticas culturais e gestão da produção, é uma das principais missões do Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê – Sinpri, que há seis anos, reconstruiu as parcerias com o Sistema Faeb/Senar, o que permitiu a realização de diversos projetos que estão mudando a vida de muitas famílias no Território de Irecê.
Atualmente, por meio do Sinpri, o Sistema Faeb/Senar atende cerca de 12.000 pessoas, sendo 3.000 com Formação do Produtor Rural (FPR) em modo alternado e 9.000 componentes das 1.800 famílias proprietárias de unidades produtivas, envolvendo 65 técnicos dos ramos da agronomia, veterinária, zootecnia e vários consultores masters especializados, contemplado oito cadeias produtivas (bovinocultura de leite e de corte, caprinovinocultura, olericultura, apicultura, fruticultura, mandiocultura e a cultura sisaleira).
“Assistência técnica gratuita, formação, assessoria e consultoria são alguns dos serviços ofertados gratuitamente para todas as famílias contempladas, nos 22 municípios onde estamos atuando”, disse o presidente do Sinpri, João Gonçalves, que foi reconduzido ao cargo para o terceiro mandato, em posse ocorrida no último dia 17.
POSSE DA NOVA DIRETORIA – A posse da nova diretoria do Sinpri ocorreu no salão de eventos do Parque de Exposição de Irecê, durante um jantar animado com bom forró pé-de-serra, executado por Claudinho do Acordeon, Elson Morais e Zé Rocha.
O ato solene adotou todos os procedimentos de prevenção à Covid-19, conforme orientação das autoridades sanitárias, como limitação de público e outros procedimentos, e contou com a presença do vice-prefeito de Irecê, Erício Batista, o presidente da Câmara Figueiredo, vereador Magno, os secretários Meirinha (Indústria e Comércio) e Flávio Cordeiro (Meio Ambiente), representantes de organizações sociais, órgãos do estado e os supervisores técnicos do sistema Faeb/Senar (Tiago Brandão, Leônidas Tavares e Edson Fábio).
AUTORIDADES DESTACAM TRABALHO DO SINPRI – Durante o ato os vereadores falaram da importância do Sindicato e ofereceram as instalações da Câmara para atividades de interesse dos produtores rurais. O vice prefeito se disse impressionado com o volume dos serviços prestados pelo Sinpri. “Sabemos da importância do sindicato, mas confesso que não sabia da dimensão dos serviços que tem realizado. Portanto, meus parabéns e conte comigo para potencializar as parcerias”, disse.
Os secretários Flávio e Meirinha manifestaram interesse em fortalecer as parcerias. “Conheço o seu trabalho, estou seu sucessor na secretaria de Meio Ambiente e aqui testemunho a excelente gestão que você desenvolveu, fazendo importantes mudanças e facilitando o nosso trabalho”, disse Flávio Cordeiro, se referindo a João Gonçalves, ex-secretário de meio ambiente do município.
“Não tenho dúvida do sucesso desta diretoria e dos excelentes benefícios que levará às famílias do campo. Participei de alguns eventos da entidade e já é notável as mudanças que as ações do Sinpri estão promovendo em diversas propriedades, melhorando a qualidade de vida e renda das famílias. Desejo que a secretaria de indústria e comércio possa ser uma parceira para alinhar as políticas públicas que dialogam com o setor”, disse Meirinha.
Mauro Henrique, representante do SEBRAE na ocasião ressaltou que “a parceria do Sindicato com o Sebrae, via Senar, tem sido muito importante para a mudança de realidades e de melhoria da qualidade de vida das famílias do campo”, disse.
Já o representante da ADAB – Agência de Defesa Animal da Bahia, Ayrton Senna Dourado, na mesma linha do representante do Sebrae, destacou que “o Sindicato desenvolve um papel relevante na disseminação de tecnologias e oferta de assistência técnica que estão transformando donos de roça em verdadeiros empreendedores de sucesso.
A NOVA DIRETORIA – Os novos membros da diretoria do SINPRI: João Gonçalves, presidente; Raimundo de Sousa Lima, vice-presidente; Deuraci Vieira dos Santos, secretária; Marisa Oliveira da Silva, tesoureira; Josimar Dantas Santos, suplente da secretaria e Maria Sueli Nunes, suplente da tesouraria. Conselho Fiscal: Isaque de Sousa Lima (Presidente), Debora Alves Teixeira (Secretária) e Valdevi Machado Novais (Membro) e Suplentes: Sonia Costa Fernandes, Rosange Vilma de Figueredo Barbosa e Anailton Fernandes Figueredo.