Durante assembleia, foi aprovado a criação do Instituto Agropecuário da Bahia (IAGRO) e também foram apresentadas ações realizadas no ano de 2020.
DA REDAÇÃO | FAEB
Na quarta-feira passada (9 de dezembro), às 9:30h e às 10h, em primeira e segunda convocações, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Faeb, de forma virtual, com as participações de mais de 80 presidentes de Sindicatos Rurais filiados.
Na mesa dos trabalhos estavam presentes, o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário, Rui Dias e o vice-Presidente Administrativo e Financeiro, Guilherme Moura. A vice-presidente da entidade, Carminha Missio, também participou da reunião de forma virtual. Além dos presidentes dos Sindicatos, a assembleia também contou com as presenças da superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; dos assessores jurídicos da Faeb, Carlos Bahia e Fernanda Pedreira e com a participação da contadora da Faeb, Simone Pinto.
O vice-presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Guilherme Moura, fez a leitura do Edital de Convocação:
“Federação da Agricultura E PECUÁRIA do Estado da Bahia – FAEB – CNPJ: 15.227.960/0001-66 – EDITAL DE CONVOCAÇÃO – 1ª e 2ª Convocações – O Presidente da FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DA BAHIA – FAEB, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca os Delegados Representantes dos Sindicatos Rurais Patronais filiados a esta Entidade, devidamente regulares, para a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se no dia 09 de DEZEMBRO de 2020, às 09:30 horas, em primeira convocação, e às 10:00 horas, em segunda e última convocação. A reunião acontecerá de forma virtual, em razão das recomendações da OMS visando conter a disseminação do Covid 19, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: a) Retificativa Orçamentária do Exercício de 2020 e Parecer do Conselho Fiscal; b) Apresentação, discussão e votação do Orçamento para o Exercício de 2021; d) Apreciar a participação da FAEB na criação do Instituto IAGRO; c) O que ocorrer. Salvador, 27 de novembro de 2020. HUMBERTO MIRANDA OLIVEIRA – Presidente. Anexamos cópia dos documentos respectivos, para análise prévia. Atenciosamente, HUMBERTO MIRANDA OLIVEIRA – Presidente”.
Miranda falou sobre a ata anterior, destacando que o documento foi encaminhado com antecedência para todos os Sindicatos. O presidente do Conselho Fiscal da Faeb, Demétrio D´Eça, fez a leitura do parecer das contas da entidade.
O presidente da Faeb colocou em discussão e votação a retificativa orçamentária para o exercício de 2020; o orçamento para o exercício de 2021 e a criação do Instituto IAGRO – Instituto Agropecuário da Bahia. Em seguida, explicou a concepção do IAGRO, que foi criado para trazer uma importante contribuição para a formulação de propostas de políticas públicas, fortalecer a atuação da Faeb na defesa do produtor rural para ser uma entidade forte de referência em nosso Estado. “O Instituto veio para ser um agente prestador de serviços para o Sistema Faeb, para os Sindicatos e para os Produtores Rurais. Precisamos renovar, acompanhar as demandas e organização dos produtores com as novas tecnologias. Entendemos a necessidade de ter uma instituição menos burocrática para abrir portas para novas parcerias na busca de recursos para viabilizar a vida dos Sindicatos e da Federação”, disse o presidente.
Ainda com relação ao IAGRO, o presidente da Faeb acrescentou: “vamos precisar muito dos Sindicatos para serem os agentes de preposição para que o Instituto alcance o sucesso almejado. Os Sindicatos que desejarem mais informações sobre o Instituto, procurem a nossa assessoria jurídica para mais esclarecimentos sobre a adesão”, disse.
No final das explanações, a retificativa orçamentária de 2020, o orçamento para 2021 e a criação do IAGRO, foram colocadas para análise dos presidentes de Sindicatos e, sem nenhuma ressalva, todos os itens foram aprovados por unanimidade.
No item “O que ocorrer”, o presidente da Faeb apresentou todos os procedimentos que foram adotados pela entidade do início da pandemia até os tempos atuais; falou sobre a Contribuição Sindical Rural e da importância dos pagamentos em dia pelos produtores, para fortalecer o Sistema Sindical. Também destacou a recente visita da Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. “No ensejo dessa importante presença, aproveitei a oportunidade para falar com a ministra sobre o IAGRO, com a sugestão para uma futura parceria”, disse Humberto Miranda.
O presidente da Faeb também falou sobre a visita da Embaixada da Argentina que esteve na sede da Faeb para uma troca de experiência entre os dois países; falou sobre o e-Agro e os números do evento; destacou a recente agenda de trabalho na região Sul da Bahia, com a inauguração da nova sede do Sindicato Rural de Camacã, a visita ao Laticínio Almada e a reunião com presidentes de Sindicatos de Coaraci e por último, a visita à Ceplac para ver o projeto de Apicultura.
Ainda na sua explanação, Miranda falou sobre os números do Senar Bahia, salientando que os mesmos foram readequados por conta da pandemia; a Faculdade CNA, com destaque aos cursos de graduação voltados para o setor Agro e outros assuntos relevantes que tiveram destaques em 2020.
A assembleia foi encerrada com um bate-papo entre o presidente Humberto Miranda e os presidentes de Sindicatos. Diversos temas foram abordados, entre eles sobre a Contribuição Sindical Rural; as ações que foram realizadas pelos Sindicatos no ano de 2020; o e-Agro; o Agro Pelo Brasil; as ações da comunicação geral com os sindicatos, produtores e Sistema Faeb; os programas do Sistema Faeb/Senar/Sindicatos, entre eles, os 15 anos do “Despertar” e o seu trabalho na promoção social e, por fim, as dúvidas e esclarecimentos nas questões diárias do setor rural.
O presidente da Faeb finalizou a reunião, com votos de um ano novo melhor. “Agradecemos a participação de todos e desejamos um natal abençoado, com esperanças para que 2021 seja um ano ainda mais produtivo”, finalizou.