– Robertão assegurou a Jerônimo Rodrigues, candidato a governador da Bahia pelo PT, a maior votação proporcional da região de Irecê e a terceira em todo o estado. Saiba mais! –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O prefeito ‘Robertão’ Carlos Alves de Souza (MDB), chamou a atenção do circuito político estadual, depois de anunciados os resultados das eleições do último dia 2 de outubro, ao liderar a maior vitória do candidato a governador, Jerônimo Rodrigues (PT), em indicadores proporcionais, no Território de Irecê, com 82,26% de votação ao petista, sendo o 3º maior percentual entre os 417 municípios baianos.
O prefeito que tem sua gestão aprovada por 91% dos munícipes, é considerado um fenômeno em transformação da satisfação popular em resultado eleitoral. “Nem sempre as lideranças públicas conseguem converter a aceitação do seu trabalho, em resultados nas urnas. Na hora do escrutínio, muitas vezes a avaliação se desidrata. Robertão é uma liderança de enorme carisma, pelo trato com as bases sociais e pelo resultado das ações governamentais”, salienta João Gonçalves, diretor da C&R Pesquisas e Especialista em Gestão Pública e Sustentabilidade.
Ao constatar os indicadores divulgados, Robertão se manifestou dizendo que o resultado é fruto do trabalho e do princípio democrático adotado na sua vida pública. “Em todas as oportunidades que fui escolhido para cumprir a missão de homem público, o fiz com muito carinho, muito trabalho e respeito às pessoas”, disse ele.
Ao site Cultura&Realidade, Robertão ressaltou a importância da equipe de governo e dos agentes políticos aliados. “Tenho a sorte de contar com servidores dedicados e leais, bons vereadores e bons deputados que tem nos ajudado a decidir os melhores caminhos na política e realizar um trabalho com excelentes resultados para a população e, em especial, não abro mão do respeito às pessoas, mesmo quando estas se posicionam contra a minha vontade. Se eu fosse resumir, eu diria que a nossa gestão política e administrativa é sustentada por estes dois fundamentos: trabalho e respeito, para as pessoas e pelas pessoas”, conclui o prefeito.
BREVE HISTÓRICO – Comerciante, Robertão foi vereador e nas eleições municipais de 2008, eleito para o seu primeiro mandato de prefeito, sendo reeleito em 2012. Em 2016, fez o seu sucessor, o servidor público, motorista de ambulância concursado que atuou como secretário de finanças na sua gestão, Silvio Mário de Almeida (Silvão).
Em 2020, Robertão volta ao cargo, escolhido por 60% dos eleitores do município. No atual governo, ele mantem boa relação com a Câmara de Vereadores, bom quadro de secretários e servidores, boa articulação política nas esferas estadual e federal e tem realizados serviços e obras em todas as comunidades do município.