– Além de atender o chamado da Confederação Nacional dos Municípios, o prefeito Elmo Vaz pretende que os vereadores transitem nos gabinetes dos seus deputados e secretarias ministeriais para cobrar celeridade na liberação de recursos destinados a projetos de obras e serviços para o município –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
A próxima semana vai ser de muita agitação em Brasília, por conta da Convocação Municipalista feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que deverá ser atendida pela quase totalidade dos prefeitos brasileiros. Com programação para os dias 9 e 10, a CNM tem como pautas principais: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021 (parcelamento dos débitos previdenciários), a PEC 122/2015 (encargo vinculado ao repasse), a PEC 13/2021 (mínimo da educação em 2020), o Projeto de Lei (PL) 3339/2021 (regulamentação do Fundeb), o PDL 290/2019 (Organizações Sociais fora do limite de pessoal), entre outras.
O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, reforça que apenas com a participação dos gestores municipais será possível aprovar matérias essenciais aos Entes locais. “Todas as nossas grandes conquistas vieram a partir da articulação e mobilização do movimento. Brasília funciona na base de pressão”.
Pela relevância dos projetos, a CNM está convocando todos os gestores municipais a estarem presentes em Brasília/DF, nas datas programadas. Devido aos protocolos sanitários para enfrentamento da Covid-19, o acesso ao Congresso Nacional só é permitido com a apresentação do cartão de vacinação.
CARAVANA DE IRECÊ
A maioria dos vereadores já se comprometeu em acompanhar o prefeito. A meta é chegar em Brasília com 14 dos vereadores ireceenses, demonstrando força política, o que também funciona como pressão para ter atendidos os pleitos. A pauta de reivindicações não foi divulgada, mas se sabe que vai desde a projetos sociais e esportivos, a obras estruturantes para a sede e povoados.
A caravana deverá viajar em uma VAN fretada na próxima segunda-feira, 8, com previsão de retorno na quinta-feira, dia 11.