DA REDAÇÃO | Informe Baiano
A porta-voz estadual da Rede, Iaraci Dias, confirmou através de nota pública neste sábado (23) o afastamento de Magno Lavigne do quadro da direção partidária. De acordo com Iaraci, a decisão aconteceu por unanimidade após reunião do diretório Estadual da sigla e contou com votos favoráveis para abertura de processo ético disciplinar com o pedido de liminar de suspensão imediata da função de porta-voz da sigla, incluindo a participação no congresso nacional.
No mesmo dia em que foi afastado, Magno Lavigne pediu desfiliação em nota, após tomar conhecimento do início do processo disciplinar no partido. Ainda segundo a representante, o processo será enviado à Comissão de Ética Estadual por graves violações ao código de ética do partido e condutas não condizentes com os valores, princípios e práticas políticas estabelecidas no seu estatuto. “É a primeira vez que um filiado é submetido a processo ético disciplinar no estado. Não toleramos atitudes ofensivas, desrespeitosas e de infidelidade partidária”, relata Iaraci.
Nas últimas eleições, a Rede reelegeu prefeitos nos municípios de Brejões e Livramento, Sandro e Ricardinho, respectivamente. E elegeu vices em Boninal (Itamar), Conceição da Feira (Marlene do Sindicato) e Inhambupe (Izabel), além de mais 21 vereadores nos principais municípios baianos. “O partido fez várias coligações vitoriosas no campo democrático, centro-esquerda e esquerda. Em Vitória da Conquista deliberamos “não a Herzem” e dirigentes apoiaram a Zé Raimundo (PT). Em Juazeiro temos relação histórica com o professor Joseph Bandeira e integramos a coligação que pela primeira vez elegeu uma mulher prefeita Suzana Ramos (PSDB)”, apontou José Itamario, dirigente estadual da legenda.
Para o membro da executiva, Felipe Grimaldi Babuca, o ex-porta-voz mostrou a sua preferência nas alianças. “Ele escolheu o partido para coligação em Salvador, apesar de termos sugerido e realizado diálogos com outro leque ideológico para aliança. Nos acusa de adotar precisamente a postura que ele e o seu grupo adotou. Agora, o nosso maior desafio é preparar a REDE para o enfrentamento nas ruas, no parlamento e nas próximas eleições o governo Bolsonaro com base em composições que integrem forças democráticas e o campo progressista em 2022 e nos façam superar a cláusula de barreira com eleição de parlamentares federais e estaduais pela sigla na Bahia e nos outros estados da federação”, reafirma Felipe.
“O nosso maior compromisso é com a sociedade baiana. Prezamos pela diversidade das forças políticas do Estado da Bahia e ressaltamos que a Rede Sustentabilidade é um partido com valores, princípios e forte densidade ideológica, e que não os negocia politicamente e nem se submete a mesquinhos projetos de poder pessoais”, finaliza, Iaraci Dias.