A principal meta do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável é promover o desenvolvimento socioeconômico integrado entre as atividades rurais (agricultura, pecuária e agroindústria) e urbanas, a exemplo do comércio, prestação de serviços e eventos
DA REDAÇAO | Cultura&Realidade
Por meio da secretaria de agricultura, o prefeito Roberto Carlos Alves de Souza (MDB) lançou o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, que consiste, inicialmente, em regularizar todas as organizações sociais comunitárias e diagnosticar a realidade da capacidade produtiva atual e a que é possível em futuro breve, a partir da organização das diferentes cadeias produtivas.
Robertão ressaltou a importância do evento. “Tenho uma imensa satisfação em estar aqui, neste momento, realizando o lançamento deste programa. Através dele vamos reorganizar as associações, resgatar o cooperativismo e promover oportunidades de desenvolvimento social e econômico que tanto estamos precisando. A Prefeitura não tem condições de abrigar tanta gente que precisa do emprego, o comércio, no atual contexto, também não suporta. Temos de aumentar as possibilidades do campo e estimular a circulação de dinheiro nas diferentes cadeias produtivas, gerando emprego e negócios”, destacou o prefeito.
O ato ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, 10, sob coordenação do secretário de agricultura Jheasper Pires de Souza Lopes, que exibiu um vídeo motivacional e informativo sobre as principais ações que serão desenvolvidas.
“Ao longo do tempo, as famílias produtoras se cansaram das expectativas criadas e na maioria das vezes frustradas. Acredito que por conta disso há um descrédito na força do associativismo organizado e proativo. Nossa equipe, juntamente com o prefeito Robertão, acreditam que colaborar para o resgaste da vida fiscal e contábil das entidades, oferecendo-lhes também capacitação de gestão, e, associada a isso, a oferta de assistência técnica das cadeias produtivas organizadas, será possível abrir caminhos para acesso aos recursos desejados e promoção de oportunidades de negócios, local e em outras regiões, para estimular a comercialização da produção. E, se possível incrementarmos meios de processamento da produção, melhor será, uma vez que comercializar o nosso produto industrializado, será muito mais vantajoso que continuarmos vendendo nossa matéria prima. Estas são as nossas metas, para estabelecer o ciclo da prosperidade em nosso município”, aposta Jheasper, alertando que para sair do plano para os resultados práticos, tem de se ter todos os segmentos envolvidos e comprometidos, desde o trabalhador rural, aos donos das propriedades, as organizações sociais e o governo.
Participaram do lançamento homens e mulheres que atuam nas atividades agrícolas, vereadores e secretários municipais. A mesa oficial foi composta pelo prefeito Robertão, o vice-prefeito Oberdan Machado, o presidente da Câmara Edei Machado Oliveira (Dezão), o secretário Jheasper Pires, Ionara Carvalho, presidenta da Associação Comunitária de Sapecado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Presidente Dutra, Pedro de Alto Bonito, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê, João Gonçalves e Maria do Canoão, diretora técnica da Central de Apoio e Assistência às Associações e Cooperativas da Secretaria de Agricultura.