DA REDAÇÃO
Assim como aconteceu com a remessa da vacina Coronavac, as segundas doses da vacina Oxford/AstraZeneca já estão asseguradas, e, por uma questão de segurança, o Estado irá enviá-las no período correto para finalizar a imunização das pessoas que a receberem.
Seguindo o cronograma, 840 doses que chegaram neste domingo serão para continuar a vacinação dos trabalhadores da Saúde de Irecê, dentro do que ficou estabelecido na fase 1 do plano.
Logo após a imunização de todos estes profissionais, e com o recebimento de mais doses, será iniciada, também dentro da fase 1, a vacinação de idosos de mais de 75 anos.
Pesquisadores afirmam que a vacina de Oxford contra a Covid-19 desenvolvida em parceria com a Fiocruz apresenta 70% de eficácia já após a aplicação da primeira dose.
Os cientistas constataram que a imunização aumenta quando o intervalo entre as doses é maior, de três meses. Esse intervalo já foi adotado pelo Reino Unido.
“Vinte e dois dias após a primeira dose, já há proteção de 100% contra casos graves e hospitalizações e 70% contra casos moderados e leves. E três meses depois, aplicando uma dose de reforço, o sistema imune é estimulado e com essa estimulação os casos moderados e leves são protegidos em até 80%. Sendo que a proteção contra casos para hospitalização e graves ainda se mantém em 100%”, explicou Sue Ann Clemens, pesquisadora de Oxford.
Fases do plano de vacinação em Irecê:
Fase 1: trabalhadores da Saúde, idosos que residem em asilos e idosos com mais de 75 anos.
Fase 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.
Fase 3: indivíduos com comorbidades crônicas.
Fase 4: professores, profissionais das forças de segurança e do sistema prisional, e a população privada de liberdade.