NOVA PESQUISA APONTA FAVORITO EM IRECÊ -Pela pesquisa IBOP Elmo tem 52,2% contra 31,5% de Sobral

DA REDAÇÃO I Cultura&Reaelidade/Com informações da Ascom da IBOP

O IBOP – Instituto Baiano de Opinião Pública realizou coleta de dados no último período de 28 a 31 de outubro, em todos os bairros da cidade e comunidades rurais do município de Irecê. Esta pesquisa foi contestada pelo candidato Luizinho Sobral, com argumentos falsos, mas o Tribunal Regional Eleitoral, através de Mandado de Segurança, assegurou a divulgação dos resultados, por considerar que o instituto cumpriu todas as normas e que, portanto, a pesquisa é lícita.

Em teste para respostas espontâneas, para as quais não são apresentadas opções de nomes aos entrevistados, o candidato Cleomar Santiago (Avante) obteve 0,5% das intenções de voto, Leo da Unibel (DEM) 2,4%, Luizinho Sobral (Podemos) 29,7% e Elmo Vaz (PSB) 49,9%. Outros preferiram não opinar ou disseram que vão anular o voto, que estão indecisos ou votarão em branco.

Gráfico 1 – aceitação espontânea

Neste mesmo critério foi feito o teste de rejeição. Cleomar não é o candidato ideal para 6,4%, e Leo da Unibel não é querido para 4,7%. Elmo Vaz tem rejeição espontânea de 19,9% e Luizinho Sobral não teria o voto de jeito nenhum de 32,8% dos entrevistados. Os demais manifestaram voto nulo, branco, estão indecisos ou não quiseram opinar.

Gráfico 2 – rejeição espontânea

TESTES PARA RESPOSTAS ESTIMULADAS

No critério em que os nomes dos candidatos são apresentados, 52,2% do eleitorado representado na amostra, optaram pela renovação do mandato do atual prefeito Elmo Vaz e 31,5% desejam o retorno do ex-prefeito Luizinho Sobral. Leo da Unibel obteve 3,7% da preferência do eleitorado e 0,8% preferem Cleomar Santiago. Não quiseram se manifestar, se disseram indecisos e os que vão anular o voto ou votar em branco, são 11,8%.

Grafico 3 – aceitação estimulada

REJEIÇÃO

O ex-prefeito Luizinho Sobral foi o que apresentou a maior rejeição estimulada, com 34,4%, seguido do prefeito Elmo Vaz com 22,3%, Cleomar Santiago com 9,2% e Leo da Unibel 6,0%. Os demais não quiseram avaliar por indecisão ou por não saber.

Grafico 4 – rejeição estimulada

Esta pesquisa é uma atividade independente do IBOP, fruto de parceria com o site Cultura&Realidade. A mesma se encontra registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-04490/2020. Foram entrevistados 381 eleitores masculinos e femininos, com faixa etária de 17 a 85 anos, de diferente escolaridade e faixa de renda. A margem de erro é de 5% e o intervalo de confiança é de 95%.

Deixe uma resposta