Nota do Enem 2020 não será obrigatória para Sisu e ProUni em 2021

O presidente Jair Bolsonaro vetou trechos da Medida Provisória (MP/934), que tornava a nota do Enem 2020 obrigatória. A medida foi tomada em razão da pandemia do CoronaVírus

DA REDAÇÃO | A Gazeta

O presidente Jair Bolsonaro vetou trechos da Medida Provisória (MP/934), que veta a obrigatoriedade da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021/1. A medida, publicada no Diário Oficial da União, foi tomada em razão da pandemia do coronavírus.
De acordo com a publicação, os estudantes não são obrigados a utilizar a nota de desempenho do Enem 2020 para a seleção no Sisu e ProUni 2021/1. Eles terão a opção de utilizar as notas das edições anteriores do Enem, bem como usar as notas do Enem 2020, se desejarem.


Apesar da medida anunciada, o Ministério da Educação (MEC) ainda não informou detalhes sobre as novas regras. Os editais do Sisu, ProUni e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também não foram publicados.


A suspensão de aulas em todo o país devido à pandemia do novo coronavírus afetou o calendário de provas do Enem 2020, que precisou ser adiado. A primeira aplicação das provas acontecerá em janeiro de 2021 e haverá uma reaplicação do exame em fevereiro.

CONFIRA AS DATAS

• Aplicação das provas – 17 e 24 de janeiro
• Enem digital – 31 de janeiro e 7 de fevereiro
• Reaplicação do Enem – 24 e 25 de fevereiro
• Resultado – 29 de março.

Deixe uma resposta