– A secretária de educação de Jussara, Maraysa Alves, denunciou problemas herdados da gestão anterior e apresentou ações que tem desenvolvido para o enfrentamento da crise pandêmica e realinhamento dos serviços educacionais de rede municipal de ensino –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Expor os desafios e as ações desenvolvidas pelo órgão municipal de educação, foram os principais objetivos da secretária de educação de Jussara, Maraysa Alves, ao ocupar a Tribuna Livre do parlamento, em recente Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.
A secretária enfatizou que para realinhar os serviços educacionais da rede municipal de ensino, tem sido a superação de muitos desafios a cada dia. “Além da crise provocada pela Pandemia, exigindo de todos os profissionais e gestores educacionais uma nova reconfiguração de métodos, ainda enfrentamos uma série de problemas deixados pela gestão anterior”, disse.
O enfrentamento tem sido feito com “projetos e ações importantes que estão sendo desenvolvidas, como a entrega de atividades remotas quinzenais, formação e implantação da Plataforma Bravo, implantação da modalidade Creche 2 e 3 anos, monitoramento e aplicação dos recursos do PDDE- Programa Dinheiro Direto na Escola, adesão ao Selo UNICEF, Busca Ativa a estudantes em toda a zona rural e sede, entrega de kits da alimentação escolar, a elaboração de documentos orientadores do fazer pedagógico e administrativo, Secretaria de Educação Itinerante com visitas técnicas, formação/capacitação docente, vistorias nas unidades escolares e levantamento para as reformas, dentre outras demandas que estão sendo implantadas pela nossa equipe”, informou a secretária.
Maraysa denunciou que “encontrou as estruturas sucateadas, carência de equipamentos nas escolas, índices educacionais preocupantes, sobretudo no Ensino Fundamental II, frota de ônibus escolar necessitando de manutenção, com pneus sem condição de uso seguro, documentos escolares precisando de reescrita, unidades escolares notificadas pela Receita Federal e pela União, por conta de dívida fiscal, perda de recursos da Educação Especial, por não adesão da gestão anterior, déficit da carga horária anual obrigatória, com o cumprimento de epans 552h relativas ao ano letivo de 2020 e mais 800h de 2021, o que demanda um grande esforço pedagógico, planejamento e união de todos. Todas essas questões tem dificultado o trabalho da equipe atual da secretaria, mas tem levado a equipe a refletir, dialogar, planejar e executar ações que estão amenizando essas dificuldades, de modo que estamos realinhando para conquistar bons resultados”, concluiu a secretária.
Fonte: Redes sociais. A Secretária usou a tribuna no dia 20 de agosto/2021.