DA REDAÇÃO | Cultura & Realidade
Após vários relatos de coágulos sanguíneos relacionados a pacientes que utilizaram a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, países da Europa suspenderam o uso do imunizante. A OMS diz que a vacina é segura, mas está investigando os relatos.
A farmacêutica AstraZeneca disse que não há evidências de que a vacina cause coágulos sanguíneos, e que os reguladores de medicamentos europeus e britânicos não confirmaram essa hipótese. Entre os relatos estão 15 casos de trombose venosa profunda e 22 casos de embolia pulmonar no meio de 17 milhões de pessoas vacinadas na União Europeia.
“Isso é muito menos do que seria esperado que ocorresse naturalmente em uma população geral deste tamanho e é semelhante em outras vacinas Covid-19 licenciadas”, disse a farmacêutica, em nota.
Entre os países que suspenderam o uso dessa vacina após os relatos, estão Espanha, Ítalia, Alemanha, França, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Portugal (entrou na lista na manhã desta terça-feira, 16), Áustria, Estônia, Holanda, Lituânia e outros.
Até que se conclua as investigações dos relatos de coágulos sanguíneos pelos órgãos reguladores da União Europeia, o uso da vacina da AstraZeneca em pareceria com a Oxrfod se manterá suspenso, de acordo com autoridades europeias.
No Brasil, a vacina é uma das grandes apostas do governo. Já foi adquirida pelo Governo Federal e será fabricada pela Fiocruz que espera alcançar a marca de 1 milhão de doses produzidas por dia.
Com informações: Poder360, O Globo e CNN