Evento envolverá 170 crianças em atividades culturais em homenagem ao Dia das Mães e ocorrerá na sexta-feira, dia 7 de maio
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Fruto de um projeto aprovado pelo Ministério do Turismo, ocorre no próximo dia 7 de maio, em Aguada Nova, distrito do município de Lapão, o I Recital Cultura de Aguada Nova, que terá como tema central o Dia das Mães. O evento terá início às 17h, no Centro Cultural local, com participação limitada de público em razão do cumprimento das normas de saúde sanitária, por conta da pandemia provocada pela Covid-19.
A programação é a culminância das atividades desenvolvidas pelos educadores com mais de 170 alunos das escolas de ballet e música, contemplados pelo projeto. Durante o evento haverá apresentações de várias performances idealizadas por símbolos da cultura local e danças clássicas.
“As apresentações são um copilado de todos os aprendizados das crianças, que mesmo com o distanciamento imposto pela pandemia, puderam estudar e agora vão mostrar o quanto elas evoluíram e como isso impacta na vida de todas as famílias”, Carlinston de Lima Pereira, presidente da ONG.
SOBRE A ENTIDADE
O Instituto Água Viva é uma organização social sem fins lucrativos, que trabalha deste 2018 no município Lapão e abrange diversas comunidades, a exemplo de Aguada Nova, Salgada, Lagoa do Gaudêncio, Eliseu e Lajeado.
O Instituto atua em 04 Pilares sociais: 1 – Geração de Renda, que na região é o responsável por gerar 70 empregos diretos na Fábrica Têxtil; 2 – Educação Complementar, com aulas de Ballet, música, informática e inglês, dentre outras; 3 – Esportes, com mais de 250 alunos matriculados; e, 3 – Saúde, com serviços através de um consultório móvel, médicas-odontológicas atendem os habitantes das comunidades mais afastadas.
Segundo Carlinston, “essas atividades influenciam diretamente a vida das crianças a serem mais responsáveis, terem mais vontade de estudar e de sonhar ainda mais com conquistas reais na vida adulta. Nas atividades, elas aprendem sobre ética, obediência aos pais, cidadania e valores cristãos, que compreendemos indispensáveis a um crescimento saudável. Nosso sonho é que centenas de crianças dessas localidades tenham a mesma oportunidade que outras crianças de cidades maiores”, reflete o presidente da Instituição.
“Muitas das crianças que estudam música, esporte e ballet, por exemplo, se tornam alunos mais bem sucedidos no aprendizado da escola formal, pois acelera as suas habilidades cognitivas” aponta Lima, informando que o Instituto está presente em 03 estados: Bahia, Pernambuco e Piauí, com 28 bases sociais, atendendo a mais de 430 comunidades rurais e quilombolas e já é um dos maiores institutos sociais de apoio integral ao Sertão Nordestino.