– “Temos que agradecer a Deus pelas conquistas de hoje… Foi um dia iluminado que vai ficar na história”, afirmou o prefeito de Irecê, ao avaliar a visita do governador Rui Costa, à cidade –
OPINIÃO I João Gonçalves
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, foi o anfitrião da visita do governador Rui Costa, ocorrida nesta segunda-feira. A agenda foi marcada pela entrega de um robusto pacote de obras estruturantes, executado com recursos próprios. Parte das obras ocorreram por força de convênios com o Estado ou com a União, que refletem a capacidade de gestão e de articulação política do prefeito ireceense, que tem como marca a não “ideologização” do governo.
“Nosso partido é o PI – Partido de Irecê”, costuma dizer, estabelecendo bom fluxo de diálogo com diferentes correntes ideológicas. “O mais importante é conseguirmos nos organizar aqui na base e dar as respostas, com lealdade, aos nossos parceiros. Parceiro bom é aquele que nos ajuda a promover o bem-estar social da população, seja com serviços ou obras estruturantes”, salienta o gestor, com justa razão.
Não resta dúvida que o município de Irecê vive, no atual contexto histórico, um extraordinário estágio de resultados da gestão político-administrativo, que se pode afirmar, a mais empolgante em mais de oito décadas de existência do município.
Um bom indicativo, no campo político, foi o resultado das eleições municipais do ano passado, quando Elmo Vaz impôs ao grupo concorrente, uma derrota política histórica, com frente superior a 15% do total de votos.
Outra indicação positiva da efervescência citada, é o volume de obras realizadas, levando cm conta a cultura de que governo bom é aquele que entrega obras estruturantes. A clássica avaliação relativa à brita, ferro, areia e concreto. Obra concreta.
No atual caso, casa-se ainda, os indicadores da saúde, do empreendedorismo urbano e rural, da educação, dos serviços sociais, meio ambiente, esporte cultura e lazer, que se sobrepõem, com larga sobra, qualquer governo que o antecedeu.
OBRAS INAUGURADAS NESTA SEGUNDA-FEIRA, 21
– Praça da Vila Liberdade
– Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM)
– Requalificação das Praças Ayrton Senna, Marcionílio Rosa e João XXIII
– Reestruturação do Estádio da Boa Vista (agora com grama sintética)
– Complexo Poliesportivo Educacional de Irecê, com reestruturação do Ginásio de Esportes João Durval Carneiro, que passou a contar com quadra de vôlei, campo Society, pista de salto, piscina semiolímpica e academia ao ar livre. Numa merecida homenagem, o complexo foi batizado com o nome do Professor Ito Dourado.
– Nova iluminação Pública da entrada da cidade, no trecho entre a Estrada do Feijão e o acesso à Policlínica
– Ampliação do CETEP, que passa a ter salas, módulo de três laboratórios e auditório.
AUTORIZAÇÕES E NOVOS INVESTIMENTOS PARA IRECÊ
Durante sua estadia em Irecê o governador Rui Costa autorizou novos investimentos na cidade. Ele autorizou a Embasa a publicar edital para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Irecê (Etapa 01). Sonho antigo da sociedade ireceense, o Sistema de Esgotamento vai, finalmente, solucionar o problema de Saneamento que afeta o município há mais de 80 anos.
O chefe do Executivo estadual também autorizou a licitação para pavimentar o Semi Anel Rodoviário de Irecê, projeto audacioso de Desenvolvimento Urbano, Integração e Mobilidade capitaneado pela Prefeitura, obra de extraordinária importância, que tive o privilégio de expedir a licença ambiental, instrumento necessário para a sua definição e execução.
Não parou aí, o governador Rui Costa determinou, ainda, a realização de licitação para obras de modernização no Colégio Estadual Luiz Viana Filho e na Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães. De acordo com a proposta, as unidades passarão a oferecer Educação em Tempo Integral.
O pacote de obras estruturantes autorizado, envolve ainda a construção do Teatro Municipal, no prédio da antiga Cesta do Povo, ampliação da sede da Polícia Civil, implantação da iluminação em LED, do estádio da Boa Vista, ampliação do Hospital Regional, que passará a contar com serviços de Hemodinâmica e Oncologia e as tão esperadas obras de macrodrenagem da cidade, que vai interconectar a rede de saneamento e resolver os principais pontos de alagamentos em períodos de chuvas.
Portanto, viva a política afirmativa que ora se encontra em curso no município de Irecê, liderado pelo governo iniciado pelo sentimento da “Terra do Coração da Gente”, “estabelecendo uma nova cidade para cuidar de você”.
Sei, vão dizer que a narrativa é tendenciosa e alinhada com a gestão. Mas é bom que se diga que o Cultura&Realidade sempre teve posição, se opondo a tudo que reprima o bom fluxo de gestão e o desenvolvimento da cidade, seja que governo for. E o atual, teve nosso dedo contributivo, pois temos compromisso com o futuro da nossa cidade.
Há divergências, muitas. Mas os resultados positivos se sobrepõem. Parabéns Elmo Vaz e equipe.