Irecê confirma segunda morte por Covid-19 e amplia testagem em massa

João Bosco, de 47 anos, portador de patologia crônica - Foto: Ilustração
João Bosco, de 47 anos, portador de patologia crônica - Foto: Ilustração

DA REDAÇÃO Cultura&Realidade


Com a finalidade de verificar a circulação do coronavírus no município e fortalecer as medidas de proteção e enfrentamento na cidade, a Secretaria de Saúde de Irecê realizou ação de testagem rápida com pedestres e também no sistema de drive-thru, no último sábado, 13.
Segundo a secretária de Saúde Dulce Nunes, foram realizados 175 testes rápidos, sendo 118 pessoas entre 20 e 59 anos, assintomáticas, na Praça Dr. Mário Dourado Sobrinho; e mais 57 pessoas na quadra do bairro Asa Sul, sendo esses sintomáticos gripais.


Até o último boletim, também publicado no dia 13, a cidade de Irecê já registrou 34 casos positivos. Destes, 16 continuam ativos e 18 recuperados.  
Nesta terça-feira (16), foi confirmada a segunda morte por Covid-19 na cidade. Trata-se de João Bosco, de 47 anos, portador de patologia crônica. Natural de Lapão, ele morou em São Paulo por alguns anos e fixou residência em Irecê há cerca de um mês, quando já apresentava sintomas da doença, tendo se confirmado como positivo para a Covid-19 no dia 5 de junho em Irecê. Chegou a ser internado no Hospital Ernesto Simões, em Salvador, vindo a óbito nessa segunda-feira.


O primeiro óbito foi do agricultor pernambucano Luiz Inácio de Lima, 75 anos, radicado na comunidade de Lagoa Nova. Era portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Ele deu entrada na UPA de Irecê no dia 08 de junho com sintomas característicos da Covid-19, quando foi encaminhado ao Pronto Atendimento Covid-19 de Irecê, onde recebeu os primeiros cuidados e foi testado positivo por meio de teste rápido. Com histórico de viagem confirmado para outra cidade, o contágio foi considerado importado.  
No dia 11, com a evolução para o agravamento do quadro clínico, o mesmo foi transferido para o Hospital Regional de Irecê, onde foi intubado, mas não resistiu e veio a óbito no dia seguinte.

Deixe uma resposta