– A despedida do professor Clendson Barreto, da gerência do NTE-1, me trouxe a necessidade de compreender melhor o conceito da palavra gratidão, que tenho utilizado… digamos assim, no automático –
ARTIGO I João Gonçalves, para Cultura&Realidade
Tenho usado a palavra gratidão com muita frequência. Uso para agradecer contribuições físicas e intelectuais e retornos de contatos, os chamados feedbacks. Também, na produção de conteúdos interativos dos meus clientes nas suas redes sociais. Ela se tornou muito íntima do meu cotidiano.
Mas nunca tinha buscado compreender seus aspectos conceituais e significados mais agudos. Recorri à bibliografia eletrônica, e nela, conversei com alguns manifestos sobre este substantivo feminino que revela a condição da ‘qualidade de quem é grato’; ‘reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.; agradecimento’.
A psicanálise me disse que “a gratidão é um sentimento que significa reconhecimento. É a expressão de uma emoção por alguém que nos fez uma ação positiva, que nos ofereceu uma ajuda. Ser grato é uma forma de agradecer a outra pessoa por um gesto ou palavra que nos ajudou num momento em que precisávamos”.
A articulista Cláudia Meirelis destaca que “mais do que estreitar laços, o hábito é benéfico por gerar felicidade ao receptor e também a quem prestou o gesto. E fundamenta: “A gratidão recompensa a generosidade e mantém o ciclo de comportamento social saudável”, assegura Antonia Damasia, diretora do Instituto de Neuroimagem Dornsife, na Califórnia. Ao praticar a boa ação, o indivíduo tende a ficar tranquilo, sensação explorada com empenho por especialistas.
Meirelis diz ainda que de acordo com pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, a gratidão é um poderoso remédio para o cérebro. Ao experimentar o sentimento, duas partes do órgão são ativadas: pré-frontal medial ventral e o córtex na porção dorsal. As áreas estão envolvidas em percepções de recompensa, moralidade, interações sociais positivas e capacidade de entender o que o outro pensa.
O ‘Eu sem fronteiras’ narrou, pra mim e vários outros, que o termo gratidão em ítalo-português deriva ‘gratitudine’ do latin ‘gratia’. Que a palavra gratidão, em português, significa o reconhecimento por algo benéfico que tenha acontecido ao manifestante. Aliás, reconhecer um bem recebido é uma grande qualidade da pessoa que é grata.
Acredita-se que a palavra tenha surgido das filosofias orientais, como o yoga e o zen-budismo.
Inclusive para os praticantes dessas filosofias ser grato é algo extremamente natural, e não só por benfeitorias recebidas, mas pela vida, pelo universo, entre outros.
A fala avança dizendo que num contexto religioso, gratidão se refere também a um sentimento de expressão de agradecimento a Deus, que é um tema central do cristianismo.
Ter esse sentimento tão puro é algo que transcende o nosso conhecimento racional. Nos promove um estado de espírito em que é possível ser grato não só por acontecimentos bons mas também por acontecimentos não tão agradáveis, pois eles representam os ensinamentos ou lições da vida.
Aprofundando-nos um pouco mais no assunto, falamos também sobre a energia contida neste ato tão generoso que é ser grato. A narração do ‘Eu sem fronteiras’ sentencia: a gratidão tem a capacidade de nos conectar com a energia divina criadora e com todos os seres que estão na mesma sintonia, nos conduzindo por meio dessa vibração positiva à prosperidade, paz, amor e a muitos outros sentimentos bons.
Pura sinergia
Ainda no bebedouro de tantas falas sobre o tema, foi dito que pode se perceber na expressão da gratidão, uma extraordinária sinergia. O ‘Eu sem fronteiras’ reforça que “nós damos ao Universo o que sentimos, e automaticamente ele nos reflete cada pedacinho de sentimento em maior dominância. Se estamos em um dia mal, parece que tudo se torna mal. Se estamos desanimados, nem aquela melhor notícia parece tão animadora. Agora, se estamos de bem com a vida e dispostos, não há pedra no sapato que faça os nossos ânimos ficarem nublados. Energias ruins atraem energias ruins, e consecutivamente energias boas atraem energias boas.
A questão da energia da gratidão é que: se tudo está ruim, pratique o agradecimento, que tudo se tornará melhor. Não estou dizendo que a gratidão vai resolver os seus problemas, mas ela torna tudo mais leve e faz com que o seu campo energético seja renovado, fortalecendo o seu espírito para que os sentimentos bons façam morada, pois o reflexo do que você recebe é o que você emite. Porque, sim, é você quem faz o dia bom ou ruim!
É importante falar aqui que ser grato não tem muito a ver com otimismo, mas sim com inteligência, pois dessa forma o Universo trabalha a seu favor”.
Apois, conecto estas falas com o manifesto do meu amigo, professor e músico da minha mais elevada estima, Clendson Barreto, que teve encerrado o seu ciclo à frente da gestão do Núcleo Territorial de Educação, substituído pela Doutora em educação, professora Fabrizia Pires.
Muitos foram os manifestos de gratidão pelo trabalho realizado. Professores, pais, alunos de várias localidades do nosso território fizeram reverência em gratidão, ao nosso insigne professor. Neste caso, professor gestor público.
Em retribuição, ele ‘não se fez de rogado’ e em um gesto de gratidão, assim se manifestou na sua página pessoal de Facebook:
“Gratidão a cada minuto e a cada gesto de empatia! Sou mui grato aos meus companheiros de luta do Núcleo Territorial de Educação NTE 01 – Território de Irecê pela grande surpresa que recebi, em minha casa, ontem no fim da tarde, com direito a bolo, oração, depoimentos e muito mais… Gratidão pelos presentes… Amei o quadro de xilogravura, que representa uma criança tocando flauta, aqui pra nós, este quadro é a “minha cara”, feito na varanda da xilogravura do meu amigo da arte Pita Paiva de Uibaí, grande artista e grande pessoa! Grato ao Deputado Jacó por toda a confiança e companheirismo. Grato aos parceiros, amigos das unidades escolares do Território de Irecê! Grato por todas as mensagens que venho recebendo dos secretários municipais, professores, líderes estudantis, pais de estudantes e funcionários das unidades escolares… Enfim, Missão dada é missão cumprida! As nossas escolas públicas estaduais, as deixamos melhores com notável melhoria de qualidade educacional, os nossos IDEBs revelam este crescimento, a sede do NTE deixamos como cartão postal da cidade de Irecê, com a parceria da Prefeitura Municipal de Irecê! Na oportunidade sou extremamente grato ao grande gestor Elmo Vaz! Um forte abraço a todos e todas e vamos em frente pois a vida é feita de desafios e superação!”
‘Valeuzão’, grande mestre! Gratidão pelo trabalho, pela sua arte, pela sua existência.
Ajayô, sejamos sempre gratos!