Em Barro Alto, prefeito Orlando ganha apoio de opositor e fecha chapa para as disputas deste ano

ORLANDO E MAURÍCIO: Aliança pouco provável alguns anos atrás, se concretiza - FOTO: DIVULGAÇÃO
ORLANDO E MAURÍCIO: Aliança pouco provável alguns anos atrás, se concretiza - FOTO: DIVULGAÇÃO

O prefeito Orlando Amorim, que deverá disputar a renovação do mandato, pactuou aliança com um dos seus principais opositores, o vereador petista Maurcício Fernandes, que vai disputar a pré-candidatura a vice-prefeito. Sua irmã Paula Silva vai disputar sua vaga na Câmara.

DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade

Ainda repercute, no cenário político territorial, a aliança firmada entre o prefeito de Barro Alto, Orlando Amorim (PL) e o vereador petista, Maurício Fernandes, filho do patrono do Sindicato Rural, Zé Fernandes e irmão de Paula Silva, líder territorial do movimento de produção orgânica, com base social na comunidade de Lagoa Funda.

As articulações envolveram a decisão de Manoel Messias ‘Gato’ Silvino, atual vice-prefeito, em abrir mão da sua natural pré-candidatura à renovação do cargo, mantendo-se aliado ao projeto.

Manoel Messias ‘Gato’ Silvino – Vice prefeito: “Pela consolidação do projeto”.

Os diálogos vinham se dando já a algum tempo, mas o seu desfecho ocorreu na última sexta-feira, 12, com foguetório em todas as comunidades com representação das lideranças envolvidas.

“Sempre fizemos uma oposição responsável e temos verificado que a gestão, mormente algumas falhas inerentes a qualquer outra, tem um índice de acerto acima da média e a nossa aliança, acreditamos que vai fortalecer a composição de uma estrutura de gestão capaz de contribuir para ampliar os aspectos positivos e contribuir na reavaliação de fatores que compreendemos capazes de ter melhor desempenho”, pondera Maurício, ao justificar sua decisão.

Por sua vez, Manoel Messias afirmou que está feliz com o governo liderado pelo prefeito Orlando e que não tem vaidades a ponto de impedir o fortalecimento e consolidação do projeto político do grupo, que conta agora com quatro partidos: PL, PT, PROGRESSISTA e SOLIDARIEDADE.

Orlando Amorim destacou o papel do novo aliado na Câmara de Vereadores. “Por diversos momentos estivemos aliados em agendas comuns de interesse das nossas comunidades. Mesmo oponentes, nossas relações sempre foram respeitosas. Em alguns momentos, algum embates um pouco mais acalorados, por conta da dinâmica da política, mas nada que impedisse o novo arranjo político para Barro Alto”, disse o prefeito/pré-candidato.

Material de pré-campanha de Paulinha já nas redes sociais – Extraído da página de Facebook 

PAULA SILVA VAI SUBSTITUIR MAURÍCIO NA CÂMARA – A grande novidade, que mais repercutiu no Território de Irecê, foi a pré-candidatura da Pedagoga e produtora de alimentos orgânicos, Paula Silva, a Paulinha, ao cargo de vereadora, no lugar do seu irmão.

Liderança importante no movimento da produção agroecológica, em todo o território, expoente na criação das feiras de produtos orgânicos e da implantação do selo de controle da qualidade dos produtos.

Ao anunciar a decisão de concorrer à cadeira deixada pelo seu irmão na Câmara, seus companheiros e companheiras de todos os municípios, manifestaram nas redes sociais pleno contentamento com a sua decisão. Na postagem em que anuncia, já se tem mais de 540 interações e mais de 320 comentários, todos positivando. A ex-Diretora da Uneb/Irecê, a professora doutora Deise Lago disse: “Minha querida, toda a sorte do mundo. Barro Alto merece sua luta e idéias. Que excelente notícia!”. A doutora em sociologia e professora da rede Uneb, Rosana Chaves ressaltou: “Essa Paulinha tem história de luta e comprometimento político com suas bases! Tô nesta campanha!”.

Com a aliança definida, ou, como disse o prefeito Orlando em sua página de Facebook, “o time está escalado”, pronto para o jogo, que deverá começar nas Convenções de julho e se estender até o dia 15 de novembro, quando se saberá qual a torcida vai escolher para governar Barro Alto a partir de janeiro de 2021.

A oposição ainda não definiu sua equipe.

Deixe uma resposta