Divulgado o primeiro resultado do C&R pesquisas da sucessão em Irecê

Veja o desempenho dos candidatos a prefeito de Irecê, por diferentes institutos, em ciclo de pesquisas promovido pelo site Cultura&Realidade

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade

O site Cultura&Realidade lançou este ano um ciclo de pesquisas realizado a 15 dias da eleição. A iniciativa envolve três institutos. Gasparetto, IBOP e C&R Pesquisas. A metodologia aplicada foi a mesma, porém com margens de erros distintas, preservando o mesmo intervalo de confiança, 95%.

O IBOP fez a coleta de dados com margem de erro de 5% para mais ou para menos. Já o Gasparetto 4% de margem de erro e o C&R Pesquisas 3%. As três pesquisas foram realizadas no mesmo período: última semana do mês de outubro.

O primeiro resultado divulgado foi o do Gasparetto, da cidade de Itabuna, cujo custeio se deu por um consórcio de profissionais autônomos, que apontou Elmo Vaz (PSB) em primeiro, Luizinho Sobral (Podemos) em segundo, Leo da Unibel (DEM) em terceiro e Cleomar Santiago (Avante) em quarto lugar.

O Instituto Baiano de Opinião Pública (IBOP) divulgou os resultados em seguida, mantendo a mesma tendência. O C&R Pesquisas, com margem de erro mais apertada, aponta a mesma classificação dos candidatos, porém com leve redução da distância entre os dois principais concorrentes, dentro da margem de erro prevista.

Os dados técnicos exigidos pelas normas para fins de divulgação, estão apostos no rodapé dos gráficos, que seguem com os resultados dos testes para respostas estimuladas.

Legenda: No resultado das coletas de dados do Instituto Gasparetto, a diferença entre o primeiro e o segundo colocado, é de 22%. Margem de erro: 4%.

Legenda: O IBOP aponta diferença entre os postulantes na ordem de 20,7%. Margem de erro: 5%

Legenda: Pelo C&R Pesquisas, a diferença, entre o primeiro e o segundo colocado na preferência dos eleitores, é de 16%. Margem de erro: 3%.

Deixe uma resposta