Uma falsa informação sobre um suposto cronograma de vacinação para idosos em Irecê, foi desmentida pela coordenação de vigilância em saúde do município.
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Desde o início da semana, circula em alguns grupos de WhatsApp, um suposto cronograma de vacinação de idosos em Irecê, informando datas que vai de 1 a 26 do próximo mês de março, com indicativo das idades das pessoas que seriam contempladas, entre 55 e 74 anos. Veja ilustração abaixo.
Aparentemente convincente, a programação despertou desconfiança dos redatores do site Cultura&Realidade, que por meio da Ascom da Prefeitura, buscou informações quanto à procedência do cronograma.
Inicialmente a Ascom desconheceu o documento e pediu um tempo para pesquisar junto à Secretaria de Saúde do município.
Em resposta a Ascom disse que o profissional responsável pela gestão de vacinas no município negou veementemente a programação. Trata-se de uma Fakenews.
“Não procede. Isso é criminoso. Não temos com montar algo assim porque não temos como definir as datas de chegada das vacinas”, disse o coordenador da Vigilância em Saúde do município de Irecê, Tarcísio Oliveira.
Nossa opinião
A elaboração e propagação de fakenews é, por si, um ato criminoso e de profunda irresponsabilidade, especialmente quando envolve os serviços de saúde pública e principalmente na crise que vive toda a sociedade, frente à Pandemia da Covid-19.
É de fundamental importância que cada pessoa, ao receber informações, averigue o seu significado, grau de importância para si e o coletivo social e constate a fonte antes de disseminá-la.
A quem interessa a elaboração e disseminação deste tipo de conteúdo? De certo, pessoas maldosas que em vez de colaborar com a comunidade, preferem gerar conflitos entre as pessoas e os serviços públicos. O pior que terminam ganhando adesão de pessoas de boa-fé que muitas vezes divulgam sem atentar para a qualidade da fonte.
Lamentável!