– Convocada em caráter extraordinário, a Conferência de Educação do município de Irecê reuniu lideranças e profissionais para debater e construir propostas à Política Nacional de Educação, para os próximos dez anos –
DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade, por Juliano Carmo*
Contribuir com o Plano Decenal da Política Nacional de Educação (2024/2034) foi o objetivo da Conferência Municipal de Educação de Irecê, realizada na manhã desta segunda-feira, 30, no auditório do Campus XVI – DCHT – Uneb.
Após a abertura solene, os cerca de 150 profissionais participantes se dividiram em diferentes eixos-temáticos, onde ocorreram as construções das propostas para referendum da plenária, que definiu as que poderão ter impacto no Plano Nacional, a serem validadas pela etapa estadual da conferência e serão defendidas por Delegados e Delegadas escolhidos/as conforme os protocolos da Conferência, mas seus nomes ainda não foram divulgados.
O evento foi marcado por pronunciamentos referentes aos temas, com destaque para o desempenho da Rede Municipal de Educação, em especial a renovação do Plano Municipal de Educação, aprovado semana passada pela Câmara de Vereadores, depois de 11 anos de debates entre o Poder Executivo e a categoria dos profissionais do setor.
O ato inicial dos trabalhos contou com a participação da professora Auriana Marques interpretou o Hino Nacional e o Hino de Irecê. Em seguida, foi lido e aprovado o Regimento da Conferência. A mesa institucional foi formada por Jair Alves, Presidente da APLB Delegacia do Feijão, Ana Karine, Diretora do Campus XVI da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Fabrízia Pires, Diretora do Núcleo Territorial de Educação, NTE 01, Jussara Sena (PCdoB) e Pedro Sodré (Rede), parlamentares que representaram a Câmara de Vereadores, Cleidineia Souza, Presidenta da Conferência, Uériton Alves, Presidente do Conselho Municipal de Alimentação, Agnaldo Freitas, Secretário de Educação de Irecê e Elmo Vaz (PSB), Prefeito de Irecê.
EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E MEIO AMBIENTE
O conferencista master da programação foi o Professor/Doutor Júlio Bispo, adjunto da UFAL – Universidade Federal de Alagoas – Campus de Arapiraca com o tema “Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes desigualdades sociais”.
Para Bispo, a humanidade precisa refletir sobre seu existir no mundo e sobre como conviver com as diferenças, respeitando-se mutuamente. “Nós precisamos pensar um mundo com políticas ambientais mais consistentes, um mundo que respeite as diferenças. Vivemos em um mundo que quer de modo incessante anular o discurso do outro, despossuir o outro de toda a sua humanidade, basta ver o crescimento dos movimentos neonazistas em terrenos como a deep web, por exemplo”, refletiu, em um dos momentos da sua fala.
Já era perto de meio-dia quando a conferência de abertura foi encerrada e logo após houve uma pausa para o café. Em seguida, os presentes se dividiram em salas para debater os eixos temáticos, de onde saíram as propostas que serão definidas para a etapa estadual e nacional.
FALAS
O prefeito Elmo Vaz falou da sua formação acadêmica e da sua vivência no campo da educação, que se deu a partir de uma pós graduação na UNEB/Campus de Irecê, ainda quando era instalada em um prédio provisório na Rua Tiradentes. Ele teceu, mais uma vez, diversos elogios ao Secretário Agnaldo. “Recentemente, assinei o Plano de Carreira do nosso Magistério e assinei sem ler uma vírgula, porque isso é confiança, confiança no trabalho que o Secretário Agnaldo realiza desde o primeiro dia de gestão do nosso 1º mandato, junto com sua competente equipe”.
Além de diversos profissionais da Rede Municipal de Educação e outros convidados, estiveram presentes a professora Conceição Correia, Diretora da Faculdade de Irecê (FAI) e a professora da UNEB, Lormina Barreto, ambas mediaram eixos temáticos.
GALERIA – Fotos: Juliano Carmo
* Jornalista em Multimeios