DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade/Ascom Saladearte
Projeto exibe gratuitamente obras do cinema baiano e debate temas da contemporaneidade com seus diretores
Desde o mês de janeiro, o Circuito Saladearte transferiu para a internet um de seus projetos que movimentam as plateias de amantes da sétima arte em Salvador, desta vez, então, tornando-o acessível para pessoas de qualquer lugar da Bahia e do Brasil. O “Cine Papo Digital – Conexão Cinema Baiano” promove uma programação gratuita de filmes e bate-papos com seus diretores, com foco em diversos temas da contemporaneidade, proporcionando reflexões sociais a partir de obras do cinema da Bahia. Na reta final de uma escalação que reuniu oito longas-metragens, estão “Abaixo a gravidade” (2017), de Edgard Navarro, que esteve em cartaz até 25 de março, tendo seu debate no dia 24, às 19h, e “Cinema de Amor” (2019), de Edson Bastos e Henrique Filho, que será exibido no período de 2 a 8 de abril, motivando o bate-papo com a dupla no dia 7, também às 19h. Os filmes podem ser assistidos nos canais do Circuito Saladearte no YouTube e no Wistia.
O “Cine Papo Digital” iniciou esta temporada, em janeiro, com “Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar”, de Henrique Dantas. Em fevereiro, foi a vez de “Jonas e o Circo sem Lona”, de Paula Gomes, “Para Além dos Seios”, de Adriano Big, e “Quarto Camarim”, de Camele Queiroz e Fabricio Ramos. Em março, já foram exibidos “As Cores da Serpente”, de Juca Badaró, e “Trampolim do Forte”, de João Rodrigo Mattos, até chegarem aos dois últimos de agora.
Trata-se de uma seleção que representa o cinema atual da Bahia, com realizadores em plena atividade e dispostos a discutir suas próprias obras nestes tempos de cinemas fechados e de uma crise social e cultural sem precedentes. Nos bate-papos, os diretores também falam dos novos caminhos para o audiovisual, levando em consideração as transformações decorrentes do cenário pandêmico. Os debates se dão através da plataforma Sympla Streaming, sendo necessária inscrição prévia por meio de link divulgado no site www.saladearte.art.br.
Com produção da Giro Planejamento Cultural, o projeto “Cine Papo Digital – Conexão Cinema Baiano” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
CIRCUITO SALADEARTE
Com mais de 20 anos de história, o Circuito Saladearte conta com cinco salas que atendem espectadores interessados no cinema de arte na capital baiana: duas no Cine Paseo (Itaigara), uma no Cinema da Universidade Federal da Bahia – UFBA (Vale do Canela), uma no Cinema do Museu (Corredor da Vitória) e outra no Museu de Arte Moderna da Bahia (Comércio).
Apresenta à cidade um formato de programação que preza pela qualidade e diversidade, com um público de aproximadamente 15 mil espectadores por mês. Sua existência em Salvador é fundamental à difusão e à promoção do acesso a obras que não estão normalmente integradas nos cinemas comerciais. O Circuito Saladearte é também mais do que um circuito de cinema e abarca diversos projetos e linguagens: exposições, mostras, bate-papos, lançamentos de livros, dentre outros.
ABAIXO A GRAVIDADE
Com mediação de Camele Queiroz, o bate-papo com Edgard Navarro, diretor de “Abaixo a Gravidade” ocorreu dia 24, com exibição gratuita do filme até o último dia 25. A película acompanha a trajetória de Bené (Everaldo Pontes), um velho sábio e curandeiro que vive uma vida pacata no Capão, na Chapada Diamantina, onde conhece Letícia, jovem grávida por quem se apaixona. Algum tempo depois do parto, a moça volta para Salvador e ele a segue com o pretexto de cuidar da saúde. Na capital, Bené se divide entre Letícia e sua irmã bipolar, Malu, ambas interpretadas por Rita Carelli, ao mesmo tempo em que se depara com vários personagens, entre eles Maisselfe (Bertrand Duarte), um classe-média em crise, o irascível Galego (Ramon Vane) e o sonhador Mierre (Fabio Vidal), enquanto um asteroide denominado Laetitia se aproxima da Terra e poderá provocar a perda momentânea de gravidade na região da Baía de Todos-os-Santos.
2017 | Brasil | 110 minutos | Classificação indicativa: 16 anos
Trailer: https://youtu.be/hvFHgBbvCQg
PROGRAMAÇÃO FINAL
Cinema de Amor
De Edson Bastos e Henrique Filho
2019 | Brasil | 70 minutos | Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Casal de cineastas gays tenta sobreviver em um contexto de ascensão da extrema-direita no Brasil.
Trailer: https://youtu.be/MvuGhsgjZ1w
Exibição gratuita: 2 a 8 de abril no canal do Wistia do Circuito Saladearte
Bate-papo com Edson Bastos e Henrique Filho: 7 de abril, 19h
Mediação: João Paulo Barreto
Inscrições gratuitas para o bate-papo: www.saladearte.art.br