Os pré-candidatos a prefeito de Mulungu do Morro, Edimário Boaventura (PSB) e Acácio Teles (PT) foram testados pela primeira vez em pesquisa do IBOP, registrada no TSE.
O prefeito Fredson Cosme (PSB) da cidade de Mulungu do Morro, chega ao final do seu segundo mandato com aprovação de 90% da população da sede e zona rural do município. Este foi o resultado de consulta pública realizada pelo Ibop – Instituto de Opinião Pública da Bahia, nos dias 4 e 5 de julho. O indicador é a soma de ótimo 34%, bom 36% e regular 20%. Os que não estão satisfeitos com a gestão do prefeito, que julgam ruim ou péssima, somam 7%. Não quiseram ou não souberam opinar, 3%.
A pesquisa ouviu 996 pessoas de ambos os sexos, diferentes gerações, condição socioeconômica e faixa-etária, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, com o número BA-02213/2020 e foi encomendada pela Agência de Publicidade Vitória Contactos. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
A pesquisa também quis saber qual a tendência eleitoral para as próximas eleições.
Aceitação e rejeição espontânea, quando não há citação de nomes
Em manifestos espontâneos, o pré-candidato a prefeito Edimário Boaventura teve 43%, contra 33% de Acácio Teles. Fredson, que não pode mais ser candidato, aparece com 7%, o ex-prefeito Amauri Lucena 1%, Neto Game 2%, indecisos 13% e nulos 1%.
Em teste para rejeição Acássio obteve 23% contra 22% de Edimário Boaventura, Fredson tem rejeição de 3%, Dai 1%, Neto Game 5%, indecisos 25%, brancos 8%, nulos 9% e não quiseram ou não souberam responder, 4%.
Aceitação e rejeição estimuladas, quando são citadas opções de nomes
Os resultados das rejeições apontam que o pré-candidato Acácio Teles soma 30% e 27% é a rejeição ao pré-candidato Edimário Boaventura. Os indecisos, brancos, nulos e os que não quiseram ou não souberam responder, são 43%.
Já os desempenhos da tendência de voto para os pré-candidatos, caso eles confirmem nas convenções as suas respectivas candidaturas, são os seguintes: Indecisos 10%, Acássio Teles 34% e Edimário Boaventura 56%.
Certeza da vitória – Os entrevistadores ouviram dos entrevistados, sobre qual grupo, segundo eles, ganhará as próximas eleições majoritárias em Mulungu do Morro. O grupo de oposição, liderado pela dupla Neto Game e Acácio Teles obteve 20%, o grupo liderado por Fredson 62% e não quiseram, ou não souberam opinar, 18%.
TEXTO: ASCOM/IBOP-BA
FICHA TÉCNICA:
Coleta de dados: 5 e 6 de julho de 2020
Margem de erro: 3% para mais ou para menos
Nível de Confiança: 95%
Número de entrevistas: 996
Empresa contratada/contratante: Ibop – Instituto de Opinião Pública da Bahia/Agência de Publicidade Vitória Contactus
Registro no Tribunal Superior Eleitoral: BA-02213/2020