304 eleitores “plantaram árvores” nas urnas de São Gabriel e elegeram um vereador ambientalista

Na contramão do senso comum, o jovem Olávio Rocha, recém formado no curso de Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (PB) elegeu-se vereador no município de São Gabriel. Sua plataforma de campanha foi de denúncia e de proposição no âmbito das questões ambientais

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade

Suas inquietações acadêmicas e de jovem cidadão do mundo foram reveladas ainda no projeto de pré-candidato, onde ele focou a educação ambiental como eixo principal da sua narrativa de campanha.

“São Gabriel nunca teve uma gestão municipal que pautasse nas questões ambientais do município”, criticou na justificativa da sua proposta, mesmo sendo candidato no grupo aliado do atual prefeito Hipólito Rodriguês Silva Gomes, que foi reeleito no mesmo pleito.

E continuou o candidato ao parlamento municipal: “…assim, atualmente o Baixão se encontra degradado, o Rio Jacaré em processo de degradação ambiental, 60% (das áreas produtivas) do município é destinado à agropecuária e não está adequado às leis ambientais; 40% do município se encontra com solos totalmente expostos, em processos de degradação. De acordo com dados do IBGE, a produtividade de sequeiro do município vem diminuído. O povoado de Curralinho possui indícios avançados de desertificação. (Nem na cidade, nem nos povoados) é realizada a coleta seletiva de resíduos sólidos no município, sendo comum a presença de catadores no lixão. Também temos uma arborização urbana deficiente e pôr fim a maior parte da população desconhece os benefícios de um desenvolvimento sustentável”.

Com este discurso, Olávio levou sua campanha ao público jovem e às diversas famílias. Deu resultado. Foram 304 os eleitores que “semearam plantas” nas urnas em São Gabriel, no último de 15 de novembro. O vereador foi eleito e no dia seguinte ele já estava iniciando o pagamento de uma promessa de campanha. “Para cada voto, uma árvore nativa será plantada”, garante.

Em um vídeo de agradecimento postado na sua página de Facebook, ele se mostrou surpreso e contou a saga da sua vitória eleitoral. Veja o vídeo.

Olávio, que é filho de pequenos ex-comerciantes, viu, nas dificuldades da família, a inspiração para sair de casa aos 16 anos e ingressar no curso universitário distante de casa. Além de engenheiro ambiental, Olávio fez especialização em geoprocessamento e atualmente cursa o mestrado em ciência e tecnologia ambiental.

“Me disseram que para se eleger na política, teria de ter dinheiro. Teimoso, não desisti, acreditando que tinha potencial para contribuir com a minha cidade, me filiei ao partido em outubro do ano passado e de repente, estou eleito”, narra o novo vereador de São Gabriel.

Ele informou à redação do site Cultura&realidade, que pretende levar à Câmara uma pauta focada na causa ambiental como forma de promover o resgate das capacidades ecológicos das comunidades. “Pretendo expandir a educação ambiental para a área de agricultura familiar orgânica, recuperação e conservação de matas ciliares. Projetos esses que buscam o respeito e interação do homem com o meio ambiente”, disse Olávio Rocha, a nova esperança dos ambientalistas no município.

Deixe uma resposta