Em anúncio feito na noite desta terça-feira (23) pelo governador Rui Costa e o secretário estadual de educação, Jerônimo Rodrigues, durante o programa Papo Correria. O retorno das atividades escolares no estado da Bahia acontecerá de forma 100% remotas, confirmadas para o dia 15 do próximo mês.
DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade, Por William Guerra
De acordo com o secretário de educação, o planejamento para o retorno das aulas no dia 15 de março prevê a realização dos anos letivos 2020-2021 em um único ano, com 1.500 horas aulas, até o dia 29 de dezembro de 2021 com a previsão de três etapas de atividades escolares:
- 1°: aulas de forma 100% remotas;
- 2°: aulas de forma híbrida, isto é, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais;
- 3°: aulas 100% presenciais.
Segundo informações da pasta, uma estrutura está sendo montada para garantir o atendimento a todos os estudantes. Cadernos de conteúdo, plataformas digitais e livros didáticos serão assegurados para garantir o aprendizado na primeira fase. “Nós continuaremos usando a TVE, agora com um canal específico, o Educa Bahia, para que a gente possa deixar permanente, durante todo o dia, as atividades programadas de educação e as lives que nós achamos importantes”, disse.
Em relação ao planejamento com os professores, o secretário Jerônimo explicou, “nós podemos detalhar essas atividades, neste primeiro momento em três datas. No dia 1° de março, nós chamaremos os profissionais da educação para se prepararem e, para a divulgação, com maior força. No dia 8 de marco, nós iniciaremos a jornada pedagógica Paulo Freire, fechando um ciclo de planejamento e preparação da rede estadual”, disse Jerônimo. “No dia 15 de março, iniciaremos as aulas de forma remota”, concluiu.
Matrícula
Os estudantes que já fazem parte da rede estadual de ensino terão suas matrículas automaticamente autenticadas, portanto, não será necessário que o estudante ou responsável vá até o colégio realizar/atualizar qualquer tipo de cadastro online.
No entanto, para os estudantes que saíram do fundamental e estão indo para a rede estadual terão que fazer a matrícula mediante um calendário que está em fase de elaboração e será divulgado nos próximos dias.
“Nós vamos disponibilizar canais de comunicação com a escola, com a secretária, com a ouvidoria, para tranquilizar os pais sobre a matricula”, disse o secretário de educação.
Na ocasião, o governador Costa destacou que a retomada das aulas de forma remota irá contemplar todos os estudantes da rede pública estadual e que as datas para as próximas fases não serão divulgadas neste primeiro momento. “Adotamos uma estratégia que irá atender a todos os alunos da rede estadual. Desde o início da pandemia, eu afirmei que não iria aceitar uma solução que alcançasse um número pequeno de alunos. Temos muitos estudantes que moram na zona rural e que não têm sequer sinal de celular. Por isso, estamos implementando esses inícios remotos das aulas, que não se trata de aula virtual por entender que não contemplaria os alunos que não têm sinal de telefone ou banda larga”, afirmou Rui Costa.