Irecê e Região

Xique-Xique: Polícia Militar vai intensificar fiscalizações no trânsito

Cultura&Realidade - 25 de Janeiro de 2019

file-2019-01-25110459.364915-dsc-pm33985dee-20aa-11e9-80ca-f23c917a2cda.jpg

Polícia Militar vai intensificar as operações no trânsito em Xique-Xique Foto: Ilustrativa

Em nota publicada hoje, (25), o Comandante do 7o. Batalhão da Polícia Militar manifesta preocupação com a desorganização do trânsito em Xique-Xique, e aponta medidas que serão adotadas para prevenir acidentes e promover segurança.

Segundo a nota, a Polícia Militar vai intensificar as operações no trânsito naquela cidade, localizada, a cerca de 110 km de Irecê. Uma nota com orientações para a população já tinha sido publicada em novembro de 2018, o trânsito caótico e os acidentes graves contribuíram para uma nova operação, desta vez com punições mais sérias de acordo com a Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro).  

No comunicado o Major PM José Renato ressalta a importância da organização do trânsito para a cidade. Segundo ele, os visitantes se sentem mais seguros e será exemplo para outros municípios da região, evitando graves acidentes.

Na cidade, Xique-Xique, é comum o não uso do capacete. Em Irecê o uso é indispensável, caso algum condutor seja flagrado sem, é gerado multa, dependendo do caso, apreensão da motocicleta.

 

Confira a nota completa:

 

POLICIA MILITAR DA BAHIA

CPR-Ch              7º BPM

5ª CIA/PP – XIQUE-XIQUE

 

Data: 25/01/2019.

 

NOTA DE ORIENTAÇÃO A POPULAÇÃO.

 

De ordem do Sr. Maj PM José Renato Araújo Santana - Respondendo pelo Comando do 7º BPM/Irecê, vimos informar a população de Xique-Xique que:

 

Considerando que foi observado que alguns “cidadãos” Xique-Xiquenses, insistem em não cumprir as orientações passadas em nota de 26/11/2018, vimos republicar a citada nota novamente, para que se cumpram imediatamente, sob pena de responderem na forma da Lei, sem mais orientações.

 

Considerando a Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro) e suas atualizações. Tratando sobre o Sistema Nacional de Trânsito, normas gerais de circulação e conduta, condução de veículos por motoristas profissionais, pedestres e condutores de veículos não motorizados, cidadão, educação para o trânsito, sinalização, engenharia de tráfego, da operação, da fiscalização e do policiamento ostensivo de trânsito.

Considerando os Artigos 54 e 55 do referido Código de Trânsito Brasileiro, que versam sobre o USO OBROGATÓRIO DO CAPACETE DE SEGURANÇA por condutores de MOTOCICLETAS, MOTONETAS E CICLOMOTORES.

Considerando um número acentuado nas ocorrências de Acidentes de Trânsito na cidade de Barra e Buritirama, com lesões graves e até mortes decorrentes desses acidentes.

Considerando que a maioria dos condutores desta cidade não seguem minimamente o Código de Trânsito Brasileiro, tornando o trânsito desta cidade caótico e consequentemente passando um exemplo negativo, bem como uma imagem negativa para as demais cidades da microrregião.

Considerando ainda que um trânsito organizado é cartão de visitas de qualquer cidade, denotando organização e segurança para com usuários das vias de trânsito.

Vimos informar a toda a população Barense e Buritimense, que a partir desta data, NÃO SERÁ MAIS TOLERADO nas vias urbanas desta cidade:

1.            A circulação de veículos de duas/quatro rodas, sem placas de identificação;

2.            Condutores de MOTOCICLETAS, MOTONETAS E CICLOMOTORES, circulando sem o uso do capacete de segurança.

3.            MENORES DE IDADE conduzindo nenhum tipo de veículo automotor;

4.            Condutores habilitados ou não, praticando MANOBRAS PERIGOSAS;

5.            Utilização de SONS AUTOMOTIVOS em vias pública.

Estas serão as primeiras medidas com vistas a organizarmos a nossa cidade e consequentemente passarmos uma imagem positiva para os visitantes.

 

A fiscalização será intensificada e o descumprimento das medidas acima, serão tratados na forma da lei.

 

Atenciosamente

 

Lourival Tavares de Barros Júnior – Cap PM

Comandante da 5ª Cia/PP