Polícia Militar vai intensificar as operações no trânsito em Xique-Xique Foto: Ilustrativa
Em nota publicada hoje, (25), o Comandante do 7o. Batalhão da Polícia Militar manifesta preocupação com a desorganização do trânsito em Xique-Xique, e aponta medidas que serão adotadas para prevenir acidentes e promover segurança.
Segundo a nota, a Polícia Militar vai intensificar as operações no trânsito naquela cidade, localizada, a cerca de 110 km de Irecê. Uma nota com orientações para a população já tinha sido publicada em novembro de 2018, o trânsito caótico e os acidentes graves contribuíram para uma nova operação, desta vez com punições mais sérias de acordo com a Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro).
No comunicado o Major PM José Renato ressalta a importância da organização do trânsito para a cidade. Segundo ele, os visitantes se sentem mais seguros e será exemplo para outros municípios da região, evitando graves acidentes.
Na cidade, Xique-Xique, é comum o não uso do capacete. Em Irecê o uso é indispensável, caso algum condutor seja flagrado sem, é gerado multa, dependendo do caso, apreensão da motocicleta.
Confira a nota completa:
POLICIA MILITAR DA BAHIA
CPR-Ch 7º BPM
5ª CIA/PP – XIQUE-XIQUE
Data: 25/01/2019.
NOTA DE ORIENTAÇÃO A POPULAÇÃO.
De ordem do Sr. Maj PM José Renato Araújo Santana - Respondendo pelo Comando do 7º BPM/Irecê, vimos informar a população de Xique-Xique que:
Considerando que foi observado que alguns “cidadãos” Xique-Xiquenses, insistem em não cumprir as orientações passadas em nota de 26/11/2018, vimos republicar a citada nota novamente, para que se cumpram imediatamente, sob pena de responderem na forma da Lei, sem mais orientações.
Considerando a Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro) e suas atualizações. Tratando sobre o Sistema Nacional de Trânsito, normas gerais de circulação e conduta, condução de veículos por motoristas profissionais, pedestres e condutores de veículos não motorizados, cidadão, educação para o trânsito, sinalização, engenharia de tráfego, da operação, da fiscalização e do policiamento ostensivo de trânsito.
Considerando os Artigos 54 e 55 do referido Código de Trânsito Brasileiro, que versam sobre o USO OBROGATÓRIO DO CAPACETE DE SEGURANÇA por condutores de MOTOCICLETAS, MOTONETAS E CICLOMOTORES.
Considerando um número acentuado nas ocorrências de Acidentes de Trânsito na cidade de Barra e Buritirama, com lesões graves e até mortes decorrentes desses acidentes.
Considerando que a maioria dos condutores desta cidade não seguem minimamente o Código de Trânsito Brasileiro, tornando o trânsito desta cidade caótico e consequentemente passando um exemplo negativo, bem como uma imagem negativa para as demais cidades da microrregião.
Considerando ainda que um trânsito organizado é cartão de visitas de qualquer cidade, denotando organização e segurança para com usuários das vias de trânsito.
Vimos informar a toda a população Barense e Buritimense, que a partir desta data, NÃO SERÁ MAIS TOLERADO nas vias urbanas desta cidade:
1. A circulação de veículos de duas/quatro rodas, sem placas de identificação;
2. Condutores de MOTOCICLETAS, MOTONETAS E CICLOMOTORES, circulando sem o uso do capacete de segurança.
3. MENORES DE IDADE conduzindo nenhum tipo de veículo automotor;
4. Condutores habilitados ou não, praticando MANOBRAS PERIGOSAS;
5. Utilização de SONS AUTOMOTIVOS em vias pública.
Estas serão as primeiras medidas com vistas a organizarmos a nossa cidade e consequentemente passarmos uma imagem positiva para os visitantes.
A fiscalização será intensificada e o descumprimento das medidas acima, serão tratados na forma da lei.
Atenciosamente
Lourival Tavares de Barros Júnior – Cap PM
Comandante da 5ª Cia/PP