file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

Voluntários do Sertão comemoram balanço do primeiro dia em Irecê

Rodrigo de Castro Dias - 18 de Abril de 2017 (atualizado 21/Jun/2017 14h55)

Destaque vai para as 300 cirurgias de catarata realizadas; total de procedimentos chega a 3 mil

Foto: movimento no primeiro dia de mutirão dos Voluntários do Sertão foi acima do esperado (Divulgação/Ascom PMI)

Foto: movimento no primeiro dia de mutirão dos Voluntários do Sertão foi acima do esperado (Divulgação/Ascom PMI)

Redação Cultura&Realidade

O acampamento armado na Praça Clériston Andrade pela organização Voluntários do Sertão viu enorme fluxo de pessoas de Irecê e cidades vizinhas ao longo desta segunda-feira (17). O contingente de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, dentistas, auxiliares administrativos, dentre outros profissionais, realizou aproximadamente 3 mil procedimentos de diversas naturezas ao longo do primeiro dia de atividades, segundo informações divulgadas pelo grupo.

O destaque fica para as 300 intervenções cirurgicas para correção de catarata realizadas pelos oftalmologistas da equipe dos voluntários. Uma dessas cirurgias trouxe alento para Valdomiro Souza, que não enxerga nada com o olho direito há 20 anos e a visão prejudicada no olho esquerdo. "Nunca consegui sequer ver meus netos. Agora, graças ao Voluntários do Sertão, vou realizar esse sonho", afirma. Valdomiro, que é aposentado, em breve poderá experimentar sua visão renovada e enfim conhecer seus netos.

O presidente da organização Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, enfatiza que a intenção do mutirão é levar apoio a locais onde faltam serviços básicos para populações carentes. “O objetivo é promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e acompanhar os indicadores de transformação social", esclarece ele.

Foto: setor de oftalmologia foi um dos mais ativos no primeiro dia de atividades do mutirão (Divulgação/Ascom PMI)

Prefeitura soma esforços -  A prefeitura de Irecê está colaborando com suporte logístico para apoiar as atividades do mutirão. “Vamos continuar nos esforçando para que ao final da semana mais de 15 mil atendimentos sejam realizados com pacientes de Irecê e da região”, destaca Jazon Júnior, secretário de Agricultura e coordenador da colaboração municipal aos voluntários em Irecê.

Segundo Jazon, a procura pelos serviços oferecidos no mutirão excedeu as expectativas dos organizadores. “Essa quantidade de pessoas procurando atendimentos no Voluntários do Sertão reflete a necessidade da prestação de serviços. Esse é um desafio nosso. De construir políticas públicas com investimentos cada vez mais em Saúde”. Entre outras medidas, a prefeitura disponibilizou o Hospital Municipal para realizar parte das intervenções cirurgicas programadas para a semana do mutirão em Irecê.

Com informações da assessoria de comunicação dos Voluntários do Sertão e Prefeitura de Irecê