file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

Vândalo invade usina de asfalto e derrama betume no solo

Rodrigo de Castro Dias - 09 de Março de 2017 (atualizado 28/Jun/2017 16h40)

Vândalo invade usina de asfalto e derrama betume no solo

Redação Cultura&Realidade - Por Rodrigo de Castro Dias

Foi divulgada nesta quinta-feira (9) a informação de que a usina de asfalto da prefeitura municipal de Irecê foi vítima de vandalismo. Segundo boletim de ocorrência aberto por um funcionário da secretaria de infraestrutura no último dia 2, um indivíduo desconhecido entrou durante a madrugada nas dependências da usina e derramou material que estava armazenado num tanque. 

Por meio de nota, a prefeitura afirma que estima em 6 mil litros de betume (material utilizado na composição do asfalto) o total derramado no ato criminoso, o que acarretaria um prejuízo estimado em cerca de R$ 20 mil. Acredita-se que o autor do crime já tivesse conhecimento prévio da estrutura instalada no local. A Polícia Civil investiga o caso. 

O secretário de Infraestrutra de Irecê, Aldemar Macedo, disse ao Cultura&Realidade que apesar da derrama, o dano ambiental será pequeno. "O que foi derramado é o que a gente chama de emulsão asfáltica, que é basicamente betume. Esse material quase não é absorvido pelo solo, então será possível recuperar parte dele", afirma o secretário, minimizando a extensão dos danos ambientais decorrentes do ato de vandalismo.

Depredação do patrimônio público - Esse não foi o único episódio de depredação de um bem público recentemente em Irecê. Há poucas semanas, uma câmera de segurança da Polícia Militar instalada na Avenida Santos Lopes flagrou três jovens quebrando luminárias de iluminação da via. Apesar da ação ter sido filmada, a Polícia Civil não identificou os autores. 

Boletim de Ocorrência do ato criminoso: