file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Educação

Uneb comemora 20 anos em Irecê com grande seminário

Rodrigo de Castro Dias - 08 de Maio de 2017 (atualizado 20/Jun/2017 18h02)

A senadora Lídice da Mata (PSB) estará presente como conferencista na noite de abertura

Foto: Campus da Uneb em Irecê comemora 20 anos na região com grande seminário. Evento contará com a presença da senadora Lídice da Mata (Reprodução)

Foto: Campus da Uneb em Irecê comemora 20 anos na região com grande seminário. Evento contará com a presença da senadora Lídice da Mata (Reprodução)

Redação Cultura&Realidade

O Campus XVI da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Irecê realiza nesta semana o IV Seminário do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe). O evento faz parte da comemoração dos 20 anos de instalação do Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas (DCHT) na cidade e, por conseguinte, a fundação do campus da Uneb na microrregião de Irecê. Entre os dias 10 e 12 de maio, várias conferências, palestras, minicursos e mesas redondas preencherão os três dias de atividades do seminário, que contará com a participação da senadora baiana Lídice da Mata (PSB) na noite de abertura.

Com o tema "O lugar da universidade pública na sociedade brasileira", o evento é direcionado a comunidade científica, mas também acolhe a comunidade local e regional para participar das atividades do seminário. 

"Essa temática pretende celebrar os 20 anos de fundação da Uneb no território de identidade de Irecê, bem como fomentar um profícuo debate sobre a função que a universidade, enquanto espaço responsável pela produção científica e disseminação de conhecimento, desempenha no contexto social, histórico e político do território", explica o professor Joabson Figueiredo, diretor do DCHT no campus de Irecê.

O IV Seminário da Nupe promove duas conferências principais na noite de abertura na quarta-feira (10). A primeira abre oficialmente o evento, e contará com a senadora Lídice da Mata como conferencista, abordando o papel da universidade pública na sociedade brasileira. Em seguida, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti/BA, José Vivaldo Mendonça, preside a conferência "Ciência e Tecnologia no Semiárido".

De acordo com a direção da universidade, o seminário visa o "incremento de parcerias com instituições e autoridades envolvidas com o debate público e com a qualificação da produção acadêmica". Além disso, a Uneb busca com o evento cumprir sua função na integração entre ensino, pesquisa e extensão, eixos fundamentais na formação de profissionais qualificados para atuar de forma eficiente e autônoma em suas áreas de formação.

Confira abaixo os cartazes do seminário com a programação completa:

Cartaz do IV Seminário do Nupe com a programação do 1º dia

Cartaz do IV Seminário do Nupe com a programação do 2º dia

Cartaz do IV Seminário do Nupe com a programação do 3º dia