Saúde

Todas as doses de vacinas, destinadas pelo Ministério da Saúde, para Irecê, foram aplicadas neste sábado

Cultura&Realidade - 28 de Março de 2020 (atualizado 28/Mar/2020 16h24)

file-2020-03-28160358.229065-vacinae0cab5fc-7126-11ea-a930-f23c917a2cda.jpg

Com todas as doses aplicadas neste sábado, a prefeitura espera do Ministério da Saúde nova remessa, para dar continuidade às vacinações, até fechar 100% dos idosos e outros segmentos, devidamente imunizados - Foto: Ascom-PMI/Óliver

O município de Irecê realizou neste sábado, 28, mais uma etapa de vacinação antigripal para os idosos. Todas as doses, mais de 3.000 liberadas pelo Ministério da Saúde, foram aplicadas. A secretaria de saúde aguarda novos lotes para continuar a vacinação, até fechar 100% das demandas, que são quase 22 mil.

 

Esquema Drive Thru (atendimento no carro) - Foto: Ascom-PMI/Óliver


Da Redação/Cultura&Realidade

A política de saúde pública de imunização e prevenção às diferentes doenças no Brasil, ocorre por meio do Ministério da Saúde, que é o órgão responsável pela disposição das doses, tendo o apoio das equipes de profissionais existentes nos municípios.

Em Irecê, a prefeitura demandou ao ministério da saúde 21.895 mil doses, para atender as diferentes necessidades de imunização, como idosos, profissionais de saúde, gestantes, crianças de 6 meses até menores de 6 anos, doentes crônicos, professores, profissionais de segurança e sistema prisional.

Até o presente momento, o órgão federal destinou ao município 5.010 doses, pouco mais de 22%, em dois lotes. Todas as doses já foram aplicadas. No primeiro lote, dia 23 de março, foram aplicadas 3.980 doses, atendendo aos profissionais de saúde e idosos. No segundo lote, a secretaria de saúde recebeu 1.030 vacinas, as quais foram integralmente aplicadas neste sábado, 28, em quatro postos de atendimento: Praça da Prefeitura, Praça da Bíblia, Praça Marcionílio Rosa e Praça da Juventude. Quem foi de carro, os profissinais aplicavam no próprio veículo, em esquema de Drive Thru, para evitar aglomeração. Os pedestres foram atendidos em regime de fila, com espaçamento de 2m, para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus.

“Toda a vacina recebida nesta semana pelo Ministério da Saúde foi devidamente aplicada na ação realizada neste sábado pela manhã, porém, a quantidade (1.030 doses) foi insuficiente para atender a população idosa. A prefeitura aguarda uma nova remessa, para que a vacinação seja retomada”, informou a secretária de saúde do município, Dulce Barreto, reforçando que informará, assim que voltar a receber outros lotes de vacinas, vindas do Ministério da Saúde, até alcançar 100% de vacinação dos públicos-alvos.