file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Bahia

TJ cogita fechar comarcas em sete municípios da região de Irecê

Rodrigo de Castro Dias - 05 de Abril de 2017 (atualizado 27/Jun/2017 11h44)

Foto: fórum de Central (Divulgação)

Foto: fórum de Central (Divulgação)

Do Central Notícia

O Tribunal de Justiça da Bahia pode desativar várias comarcas na região de Irecê. A presidente do tribunal, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago pode fechar os fóruns por necessidade de reduzir custos.

Caso a proposta seja executada, sete municípios da região  ficarão sem fórum. São eles: Central, Canarana, Gentio do Ouro, João Dourado, Lapão, Presidente Dutra e São Gabriel. Os outros fóruns mais próximos estão localizados nos municípios de Irecê, Barra do Mendes e Morro do Chapéu.

Todos os processos nestes municípios poderão serão encaminhados para comarcas de cidades mais próximas. O fórum de Central também atende a população de Uibaí e Jussara (eleitoral).

Em dezembro de 2015, o então presidente do TJ/BA, Eserval Rocha, havia inaugurado o novo Fórum Manoel Pereira da comarca do município de Central/BA. O prédio tem amplas e modernas instalações. Caso se confirme o fechamento, para que servirá esse prédio? Será um retrocesso e prejuízo para a comunidade. Vale lembrar que essa obra custou mais de um milhão de reais, dinheiro do contribuinte.

Construído com investimento de R$ 1,1 milhão, o fórum de Central tinha ficado pronto em 135 dias, um mês e meio antes do previsto. Fato que foi destacado,  à época, pelo presidente Eserval Rocha, em seu discurso, durante a inauguração do prédio.

Mas a redução de custos já vinha acontecendo, já que há pouco mais de cinco anos o Tribunal de Justiça desativou 50 comarcas em todo o estado, durante a gestão da desembargadora Telma Brito.

Outro fórum inaugurado na gestão de Eserval Rocha, é o de Canarana, que também está na lista para uma possível extinção.