Cultura, Esporte e Lazer

Sucesso dos Jogos Escolares da Rede Municipal

Cultura&Realidade - 21 de Novembro de 2019 (atualizado 21/Nov/2019 16h32)

file-2019-11-21162546.010920-Sem_titulo-3b76b83c2-0c94-11ea-bf2b-f23c917a2cda.jpg

“Faço o convite para a população em geral vir prestigiar as finais deste evento esportivo e educativo onde se ensina a ser um cidadão.” Faz o convite Jardel Saturno - Foto: Cultura&Realidade

Nos últimos dias 19 e 20 de novembro aconteceu no Ginásio de Esporte de Irecê, os primeiros confrontos do I Jogos Escolares da Rede Municipal de Irecê 2019, sob coordenação do Professor Jardel Saturno.

São jogos de integração, com o objetivo de socializar as escolas municipais participantes dos anos finais do ensino fundamental (Odete, Itapicuru, Angical, ACM, Joel Lopes e Luiz Viana), que foram divididas em duas categorias: categoria A, alunos até 14 anos e categoria B, alunos até 16 anos, nas modalidades de Futsal, Handebol, Basquete e Vôlei. 

“Este evento vem sendo planejado desde março com as formações para os professores de Educação Física, visando o alinhamento com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular - e a metodologia do Selo UNICEF, para que haja um envolvimento de todos através da inclusão de classes, cor e gênero. As escolas vêm com o intuito de não apenas ganhar, mas criar um ambiente de convivência entre os alunos e docentes.” Disse Jardel Saturno,  professor e coordenador do evento.

Jardel Saturno professor e coodenador do evento. Foto: Cultura&Realidade

A programação é realizada através da Secretaria de Educação em parceria com a de Esporte, Cultura e Lazer. Conta também com o apoio voluntário de acadêmicos em Educação Física, que fazem parte da comissão geral como árbitros e mesários.

“Está sendo um marco para todos os envolvidos, desde nós voluntários que estamos licenciando em Educação Física podendo obter experiências para nossa formação profissional, quanto das crianças e adolescentes que estão neste momento de intercâmbio com outras escolas, possibilitando a troca de conhecimento e respeito mútuo.” Afirma Vinícius Felix Silva, que está no 6º Semestre da Licenciatura em Educação Física na Unopar.

Vinícius Felix Silva - 6º Semestre da Licenciatura em Educação Física. Foto: Cultura&Realidade


 
Alguns alunos relataram ao Cultura&Realidade a importância do evento para eles, leia:

Preparamo-nos muito para este evento. Foram dias de treino das táticas, preparo físico e psicológico. Estes esforços fazem toda a diferença em quadra, tanto é que ganhamos o jogo com uma bela vitória. Minha expectativa é que possamos chegar a final e sermos campeãs,  tanto no jogo quanto na vida, pois aprendemos muito, principalmente com os colegas e professores; aprendizados que levaremos para a vida.

Maria Eduarda, 15 anos, 9º Ano. Foto: Cultura&Realidade

 “Os jogos tem sido importantes para todos, principalmente nós alunos, pois podemos aprender e desenvolver as práticas esportivas. Sinto-me incluída dentro do esporte, pois abre oportunidades e, a partir delas, realizar meu sonho que é me tornar uma atleta profissional. Mesmo sabendo do preconceito pelo fato de ser menina, acredito que um dia isso mudará com a luta e força que nós mulheres temos de conquistar nossos espaços, e o esporte é um deles.”

Rebeca Sobral, 14 anos, 9º Ano. Foto: Cultura&Realidade

Este evento tem uma importância para mim e meus colegas, pois através da escola estamos aqui fazendo o que gostamos, aprendendo de um jeito e com pessoas diferentes, ao invés de estarmos na rua sujeitos à violência. Esporte é educação, lazer e inclusão, pois todos estão juntos independente da cor, classe social ou gênero. Sou preto, nunca sofri racismo no esporte, mas ele existe, ele está em muitas pessoas. Os pretos foram por muito tempo excluídos, e estamos caminhando para melhorar, há muito de ser feito, e  o respeito deve estar acima de qualquer coisa
 

Claudinei da Silva, 15 anos. Foto: Cultura&Realidade

O evento começou na terça,19, aconteceram alguns jogos ontem, terá uma pausa na quinta e sexta, retornando com as finais na próxima terça-feira, 26, a partir das 8h da manhã no Ginásio Municipal. 

“Faço o convite para a população em geral vir prestigiar as finais deste evento esportivo e educativo onde se ensina a ser um cidadão.” Faz o convite Jardel Saturno

Da Redação, Cultura&Realidade.