Bahia

Sento Sé: Garimpo já fez mais de 3 mil subir serra em busca de pedra preciosa

24 de Maio de 2017 (atualizado 20/Jun/2017 10h32)

Foto: novo garimpo vem impactando dramaticamente a rotina da pequena cidade de Sento Sé, no norte baiano (Reprodução/BN)

Foto: novo garimpo vem impactando dramaticamente a rotina da pequena cidade de Sento Sé, no norte baiano (Reprodução/BN)

Do Bahia Notícias

A procura pelas ametistas de Sento Sé, no Vale do São Francisco, já levou mais de três mil pessoas a subir a Serra da Quixaba.

O cálculo é do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais na Bahia [DNPM/BA]. Segundo o órgão, a procedência dos garimpeiros  também é variada. Vem de várias regiões do país atrás do desejo de sair de lá com as pedras preciosas.

O DNPM informou que as primeiras ações do departamento em Sento Sé foram diagnosticar a área. Foram feitos registro das “bocas de serviços”, onde as pedras são procuradas, além de entrevistas com os garimpeiros sobre a atividade, a produção e a venda das pedras.

Ainda segundo o DNPM, a equipe do órgão, composta pelo superintendente, Raimundo Sobreira, e mais dois técnicos, também prestou esclarecimentos sobre a regularização da atividade e sugeriu ações de suporte para minimizar os efeitos sociais e econômicos da atividade.