Educação

Seminário Territorial de Educação do/no Campo acontecerá em Irecê

Cultura&Realidade - 02 de Dezembro de 2019 (atualizado 03/Dez/2019 09h05)

file-2019-12-02173800.855724-Sem_titulo-1a1ba7ce2-1543-11ea-80bb-f23c917a2cda.jpg

É um evento de formação que visa discutir e contribuir para a formação de professores (as), gestão das escolas no/do Campo, conteúdos e metodologias de ensino - aprendizagem contextualizadas. - Foto: Ilustração

 

 

O Seminário Territorial de Educação do/no Campo objetiva assegurar um  momento ampliado de discussão, reflexão e articulação sobre a Educação do Campo; do contexto de luta pela terra e enfrentamento ao fechamento das escolas do campo no Território de Identidade de Irecê (TII). É um evento de formação que visa discutir e contribuir para a formação de professores (as), gestão das escolas no/do Campo, conteúdos e metodologias de ensino - aprendizagem contextualizadas. 

Envolve dimensões da atuação de diversos sujeitos que trabalham e vivem no Campo como professores (as), pesquisadores, profissionais e envolvidos nas lutas do Campo e da Educação, bem como prefeitos, secretários (as) de educação, coordenadores (as) municipais e vereadores dos 20 municípios do TII. O evento faz parte da Jornada Universitária da Reforma Agrária e tem como coletivo de organizadores (as) : UNEB, O Fórum Regional de Educação do Campo, Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, Território de Identidade de Irecê, GT de Educação do Campo, Secretaria Municipal de Educação de Irecê/Coordenação Técnico Pedagógica de Educação do Campo e Comissão Pastoral da Terra.

 “Será um evento grandioso onde discutiremos sobre questões importantes para o Território, a Bahia e o Brasil;  num momento em que o país inteiro sofre graves ataques aos direitos adquiridos de um modo geral, onde as populações que vivem no campo estão sendo atingidas diretamente. Na oportunidade estaremos apresentando a política pública de Educação do/no Campo de Rede Municipal de Irecê, uma referência para no Território e Quiçá na Bahia. Sem dúvida um marco histórico para Irecê e todo o TII.” disse coordenadora de Educação do Campo da Rede Municipal de Irecê Jussara Sena ao Cultura&Realidade.

A programação do evento segue o dia inteiro e parte da noite para discutir os temas com pessoas que são referência inclusive a nível nacional, como é o caso do professor Dr. Thierry, que vai tratar da pedagogia da alternância; as educadoras Stella Rodrigues e Leila Santana, professoras pesquisadoras Edileuza Silva e Maria Dorath Sodré,  Jazon Junior e o coletivo de educadores e estudantes de agroecologia e agronomia do CETEP, Edivaldo Reinaldo do BahiAter, Mauro Jackes, Uilson Viana do Movimento negro e tantas outras presenças e participações dos movimentos sociais,  poderes públicos, professores/as e estudantes.
Com estimativa de um público de 150 pessoas, o Seminário Territorial de Educação do Campo, será na UNEB – Campus de Irecê, próxima sexta-feira, 06. 

Veja a programação completa:

O evento acontecerá em nível territorial, por isso a coordenação optou que a participação do público será prioritariamente por inscrição ( principalmente para aqueles/as que receberão certificado de participação).
Para fazer a inscrição CLIQUE AQUI.

Da Redação.