file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Saúde

Seminário do governo estadual capacita gestores para consórcios públicos

Rodrigo de Castro Dias - 13 de Junho de 2017 (atualizado 19/Jun/2017 15h13)

Com a entrega das Policlínicas se aproximando, capacitação dos consórcios se torna prioridade.

Foto: governo busca capacitar os novos consórcios intermunicipais de saúde para a prestação de serviços públicos (Elói Correa/GOVBA)

Foto: governo busca capacitar os novos consórcios intermunicipais de saúde para a prestação de serviços públicos (Elói Correa/GOVBA)

Redação Cultura&Realidade 

Um seminário realizado nesta segunda-feira (12), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, debateu a parceria entre Estado e municípios no planejamento e na execução de serviços públicos. Durante toda a manhã, prefeitos, especialistas e gestores públicos discutiram o funcionamento dos consórcios.

Presente no seminário,  realizado em parceria com a Frente Parlamentar de Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia) e a União de Municípios da Bahia (UPB). O governador Rui Costa comentou que o evento teve o objetivo "de aumentar o envolvimento dos gestores municipais e dos técnicos com a política dos consórcios”. “A prioridade para o governo é fazer [obras] de forma mais rápida, mais eficiente, com a qualidade maior e, o melhor de tudo, com o menor preço. O consórcio é uma ferramenta moderna, capaz, e nós queremos aumentar a capacitação em todo o estado da Bahia”, afirmou.

De acordo com dados do governo estadual, o setor de saúde já possui nove consórcios prontos e quatro a serem lançados, com 220 municípios atendidos. “Em cada um desses consórcios, nós iremos implantar equipamentos de abrangência regional. Já temos, inclusive, consórcios que incluíram hospitais municipais de abrangência regional, além da proposta da policlínica, como é o caso de Teixeira de Freitas”, destacou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Região de Irecê - O Consórcio Público Interfederativo de Saúde de Irecê existe desde 2013 e é composto por 16 municípios da microrregião de Irecê. A região foi uma das escolhidas para receber uma unidade das Policlínicas de Saúde que estão sendo construídas pelo governo do estado em polos regionais do interior. As obras estão na reta final e a entrega está prevista para o segundo semestre, de acordo com o governador Rui Costa.

O concurso público para provimento de cargos na nova estrutura de saúde teve sua prova realizada no último dia 7 de maio, sendo oferecido vagas para nível médio e superior.

Com informações do Bahia Notícias