file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Bahia

Semana MEI do Sebrae começa nesta segunda (8)

08 de Maio de 2017 (atualizado 20/Jun/2017 17h58)

Foto: Semana do Microempreendedor promove cursos durante toda a semana em 85 cidades da Bahia (Reprodução/Sebrae)

Foto: Semana do Microempreendedor promove cursos durante toda a semana em 85 cidades da Bahia (Reprodução/Sebrae)

Redação Cultura&Realidade - com informações da agência Sebrae

Em seis dias dedicados ao microempreendedor individual, o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio, a 9ª edição da Semana do MEI. Com orientação empresarial e 9 mil vagas gratuitas em capacitações, ofertadas em 85 municípios baianos, o evento traz como novidade a dedicação de 48% de sua grade de capacitações para temas ligados à inovação. A programação completa pode ser conferida no site Semana MEI, onde também é possível realizar inscrições.

Serão mais de 400 palestras, seminários, oficinas e um formato de capacitação novo no evento: as clínicas tecnológicas. Elas são voltadas para problemas específicos de determinados segmentos de atuação do MEI, trazendo o dia a dia do pequeno negócio para o debate de soluções inovadoras. “O MEI está mais avançado na gestão do seu negócio e busca conhecimento para inovar e aumentar a sua competitividade no mercado”, explica Fernanda Gretz, gerente da Unidade de Atendimento Individual, do Sebrae Bahia. Ela conta ainda que a expectativa é de que o evento contabilize até 12 mil atendimentos em toda a Bahia.

Além da inovação, o MEI encontra diversas opções voltadas para uma questão recorrente na vida de quem decide empreender: a gestão financeira do negócio. O tema será abordado em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e que acontece no mesmo período do evento.

No evento, o empreendedor baiano tem acesso a diversos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI. Também é possível se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que deve ser entregue até o dia 31 de maio.

Atualmente, a Bahia conta com mais de 408 mil empresários formalizados como MEI, sendo o quarto estado no ranking nacional em volume de empreendedores neste perfil, apenas atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além do atendimento presencial no evento, durante o período do evento, o empreendedor terá acesso a diversos conteúdos gratuitos de Ensino a Distância (EAD) no site do Sebrae Bahia.

Em Irecê, atendimento ocorre em diversos locais - A programação de Irecê será realizada em locais diferentes. A clínica tecnológica “Como aumentar as vendas através de sua comunicação visual” vai ser oferecida no primeiro dia, na Associação Comercial, das 19h às 21h. O cine empresarial com o filme “O Chef ”vai ser dia 10, no auditório da Pousada 4 Rodas, a partir das 19h. Já a palestra “MEI Formalização” será realizada em dois momentos: dia 11, no auditório do projeto Rondon, às 19h, e na Fundação Bradesco, no dia 12, das 19h às 21h. Do dia 8 ao dia 12, terá mutirão de atendimento para empreendedores na Praça da Prefeitura.

LEIA MAIS: Sebrae divulga programação da Semana do MEI em Irecê e Chapada Diamantina