file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Geral

Secretaria de Saúde e UPA emitem nota de esclarecimento sobre o atendimento a “Erick”

Cultura&Realidade - 30 de Agosto de 2017 (atualizado 30/Ago/2017 16h39)

file-2017-08-30163954.691879-HOSPITALR_EGIONALff6df93a-8dba-11e7-97a4-f23c917a2cda.jpg

Hospital Regional de Irecê, onde Erick chegou dia 22 e passou por intervenção cirúrgica. Foto: ilustração/Google

 

A Secretaria de Saúde do Município de Irecê e a Direção Médica da UPA – Unidade de Pronto Atendimento do município, acabaram de emitir nota de esclarecimento sobre o atendimento feito ao usuário dos serviços de saúde da referida unidade, Romilson Lima Araújo (Erick), 24, que veio a óbito após procedimento cirúrgico ocorrido no Hospital Regional de Irecê, no último dia 28, segunda-feira.

A secretária de saúde Ana Cácia e o diretor da UPA, o médico Paulo Cesar Bonfim, dizem em nota conjunta, que todos os procedimentos tecnicamente indicados ao paciente foram feitos. “os resultados dos exames clínicos internos e ultrassonografia particular, fundamentais para o diagnóstico médico, em nenhum momento sinalizaram qualquer inflamação aguda do apêndice”, informa a nota.

O documento aponta ainda que o Hospital tem critérios específicos para acolher clientes regulados, dentre eles, quadro clínico comprovado pelo diagnóstico definido pelos exames. Após o atendimento que apontou a necessidade de regulação, o “Erick” foi transferido dia 22 de agosto, a partir de quando, compete ao Hospital Regional emitir as “informações quanto à evolução do quadro clínico do paciente”.

Romilson veio a óbito dia 28, seis dias após ter dado entrada no Hospital Regional.

Ainda de acordo com a nota, as autoridades gestoras afirmam que “os profissionais de saúde da UPA cumpriram criteriosamente todos os procedimentos técnicos adequados ao caso, em uma demonstração de elevado zelo pelo ofício da medicina”.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia – CREMEB, já iniciou procedimento investigativo para apurar o caso de “Erick”, desde o atendimento, ao momento do seu falecimento.

VEJA NOTA DE ESCLARECIMENTO COMPLETA

“A respeito do atendimento feito ao jovem Romilson Lima Araújo, pela Unidade de Pronto Atendimento – UPA, ocorrido na semana passada, a Secretaria de Saúde do Município de Irecê, juntamente com a Direção da referida unidade, esclarecem que iniciou na segunda-feira, 26, avaliação dos procedimentos realizados e tem a pontuar o seguinte:

1 – O usuário foi atendido por três médicos em plantões diferentes;

2 – De acordo com os médicos plantonistas, os resultados dos exames clínicos internos e ultrassonografia particular, fundamentais para o diagnóstico médico, em nenhum momento sinalizaram qualquer inflamação aguda do apêndice;

3 – Que o Hospital Regional tem critérios próprios para acolher os seus pacientes e que os resultados iniciais dos exames não indicavam condições para transferência ao referido hospital, o que foi feito as 13:31 hs do dia 22/08/17. A partir de então, as informações quanto à evolução do quadro clínico do paciente competem ao Hospital Regional de Irecê;

4 – Que os profissionais de saúde da UPA cumpriram criteriosamente todos os procedimentos técnicos adequados ao caso, em uma demonstração de elevado zelo pelo ofício da medicina, conforme, de certo, será confirmado pelo Conselho Regional de Medicina da Bahia – CREMEB.

5 – Solidariza-se com a família de Romilson Lima Araújo e coloca-se à disposição para todos os esclarecimentos e acompanhamento ao caso, para que o mesmo seja esclarecido à luz da verdade e da justiça, e condena qualquer ato de exploração indevida deste fatídico caso em que a UPA, enquanto equipamento público de saúde, ofereceu todas as condições que estavam ao alcance do que se propõe.

Irecê-BA, 30 de agosto de 2017.

ANA CÁCIA – Secretária Municipal de Saúde

DR. PAULO CEZAR BONFIM – Diretor Médico da UPA/Irecê - CRM/BA 11413”