AMBIENTE

Secretaria de Meio Ambiente realiza plantação de Barriguda no centro de Irecê

Cultura&Realidade - 26 de Setembro de 2019

file-2019-09-26115534.446183-Barrb1701c1a-e06d-11e9-b6ac-f23c917a2cda.jpg

Nos últimos 3 meses já foram plantadas e/distribuídas pelo programa “Adote uma Árvore” mais de 3 mil mudas frutíferas e nativas. - Foto: ASCOM/ Irecê


“Através da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio dos operários disponibilizados pela infraestrutura (Figueiredo) e educação (Agnaldo) a Prefeitura de Irecê está intensificando a arborização da cidade. Nos últimos 3 meses já foram plantadas e/distribuídas pelo programa “Adote uma Árvore” mais de 3 mil mudas frutíferas e nativas. Árvores melhoram o microclima dos espaços urbanos, diminuem as elevadas temperaturas, promovem saúde e bem-estar social”, comenta o secretário de meio ambiente, João Gonçalves.

Desde o começo do dia de ontem, 25, a população de Irecê questiona a intervenção realizada no centro da cidade, logo ao fundo da Catedral Bom Pastor. No inicío da noite o secretário publicou em sua rede social sobre este importante passo no processo de rearborização da cidade.

“Há dez anos acalentava o sonho de ter uma árvore nativa no coração da nossa Irecê. Uma Barriguda, forte símbolo do nosso bioma caatinga, foi plantada em frente à minha casa, junto com o nascimento de Lua Clara, há nove anos. Era dela a planta. E Lua me permitiu doar para o nosso coletivo comunitário, em ato que marca a maior ação de arborização de Irecê. Esta Barriguda foi transferida para o coração da nossa cidade”, anuncia o secretário.

Ao ser questionado sobre os cuidados para prevenção de danos nas redes de água ou esgoto do centro, João afirma que “foi tudo avaliado com técnico no ramo da biologia e o plano de arborização está em consonância com o mapeamento dos sistema de abastecimento de água da cidade”. Reuniões foram realizadas e estudos feitos para que as raízes profundas da Barriguda não afetassem a rede de água, esgoto ou asfaltamento do centro.


Da Redação, com Informações da Caraíbas FM