file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Politica

Seabra, capital da chapada, recebe o novo governo com festa

05 de Janeiro de 2017 (atualizado 09/Fev/2017 02h44)

file-2017-02-09004359.566282-FBIO9be76740-ee71-11e6-999f-047d7b108db3.jpg

Foto: praça lota em noite de festa para receber Fábio Lago Sul e Marlon Leite (Divulgação)

Da Redação

“É a primeira vez que participo de um ato de posse de um prefeito. Estou aqui pela esperança renovada na política, através deste jovem prefeito (Fábio Miranda), que de forma simples e humilde, nos emocionou durante toda a sua campanha”, disse a dona de casa Maria Gusmão de Oliveira, de 54 anos.

Assim como dona Maria, outros seguidores do novo prefeito estavam ansiosos. “A última semana de dezembro parecia que não ia acabar. Estava doido para chegar este momento”, disse o feirante Antonio das Neves. Foi assim, com o predominante sentimento de pertencimento, que a população de  Seabra acompanhou o ritual da posse dos vereadores, vice-prefeito e prefeito.

O semblante de cada pessoa que participou dos atos solenes na Câmara e depois nas vias públicas, era de empoderamento. As falas, os olhares, as lágrimas que emergiam sobre as faces de alguns, eram puro contentamento, como se um grito ecoasse dizendo "enfim, vencemos, chegou a hora de fazer o que nos propusemos na campanha vitoriosa. Começa agora, um governo que ajudei a se estabelecer". 

Identidade. Foi isso que o ato da Praça de Eventos revelou, identidade. FÉ - Após a posse dos vereadores e a eleição da sua Mesa Diretora (leia aqui), iniciou-se a posse solene da majoritária. Os vereadores, o vice-prefeito Marlon Leite e o prefeito Fábio Miranda participaram atentamente de todo o ritual e após os seus pronunciamentos, deixaram o parlamento municipal e seguiram, acompanhados por uma multidão, para a Praça de Eventos, onde se encontrava uma grande concentração de populares.

O ato contou com culto ecumênico, dirigido pelos líderes religiosos Pastor Jorge Luis e do Frei Sebastião, com as presenças de milhares de pessoas e destacada participação de lideranças políticas das comunidades urbanas e rurais, empresários, coordenadores de campanha e presidentes de partidos. Os religiosos foram bastante enfáticos quanto à necessidade de um novo limiar no modo de fazer politica e gestão pública. Para eles, o momento em que o Brasil se encontra nas relações sociais com os diferentes poderes públicos não permite a promoção da desesperança.

De acordo com as pregações feitas, os dirigentes públicos devem restabelecer a honra, o trabalho e a transparência como instrumentos de recuperar a confiança da sociedade nos gestores públicos e nos parlamentares. Após o sermão, o prefeito Fábio Miranda apresentou o seu secretariado, afirmando que a equipe é potencialmente técnica e que espera dos mesmos a realização de ações alinhadas com a legalidade, com respeito aos limites orçamentários e fundamentadas nos anseios populares de todos os lugares do município. “Sim, nós podemos viver melhor!”, disse Fábio Miranda durante o seu pronunciamento, relembrando o tema de campanha.

Para ele, o novo governo de Seabra tem a grande responsabilidade de não errar, de não esquecer dos compromissos de fazer realizar políticas públicas capazes de promover mais dignidade aos cidadãos e cidadãs de Seabra. Após ao fala de Fábio Miranda, o povo celebrou embalado por diversos artistas da cidade, em uma festa que amanheceu o dia. O segundo dia de 2017. Começou pra valer o novo governo na capital da Chapada.