ESPECIAL DE SÃO JOÃO

São João: As quadrilhas juninas de Irecê arrastam poeira e multidão em suas apresentações

Cultura&Realidade - 19 de Junho de 2019 (atualizado 19/Jun/2019 16h44)

file-2019-06-19160324.134250-36c8da24-71bb-42a0-9fea-8dc4f2346616e99155a6-92c4-11e9-b28d-f23c917a2cda.jpg

Por Gilberto Neiva/Cultura&Realidade

Já falamos de quase tudo neste ‘Especial de São João’. Comidas típicas, vendas, dicas de looks, cuidados e temperaturas... Mas, estava faltando registrar sobre as clássicas quadrilhas juninas.

Popular na região e bastante comum nos festejos juninos, as quadrilhas, sem dúvidas, reforçam o sentimento das tradições dos festejos de São João, com suas apresentações lindas e inovadoras. 

Em Irecê, mais de dez quadrilhas já se apresentaram nos bairros, povoados, escolas e empresas. Tem quadrilha que está com agenda estendida até meados de julho. “A gente não para, vamos fechar com chave de ouro, hoje, no Colégio Centro e dia 24 voltaremos, na abertura do São João de Uibaí”, contou Deivid Figueiredo, puxador da quadrilha Espalha Brasa, com 14 anos de existência, a mais antiga da cidade e apadrinhados este ano pelo vereador Leo da Unibel.

Atualmente a quadrilha dele tem 28 dançarinos e 4 pessoas que participam da produção, ajudando nas apresentações. 
 

Quadrilha Arrasta Pé do Angical - A Oficial. Foto: Arquivo Pessoal

Além de fortalecer a cultura e sensibilizar a população da importância da dança típica, as quadrilhas, também, trazem temas importantes e de debate público. É o caso da quadrilha Arrasta Pé, desenvolvida na comunidade de Angical e animada por Iranildo (Iran), que este ano apostou no tema “O mundo da magia, a criança que você foi e hoje não é mais”, animando as aberturas com músicas kids antigas, a exemplo da Xuxa, e apresentações com arte circense, casamento perfeito entre a magia do Circo e dos festejos juninos. 

“Eu amo fazer parte da equipe, como mediador, faço muita criança se divertir e aprender a cultura que tá no nosso sangue, né? O São João!”, relatou. O grupo tem como madrinha, Ana Paula, esposa do vice-prefeito Erício Batista, e conta com 32 integrantes, sendo seis crianças, todos do distrito de Angical. 

A Secretaria de Cultura do município informou que este ano, onze quadrilhas estão animando os festejos juninos. Conheça todas as quadrilhas que atuam este ano nos festejos de Irecê.
•    Laço de Chita
•    Arrochinelas
•    Cordel Encantado
•    Sinésia Bela
•    Chinela de Couro
•    Arrebenta Coração
•    Arrasta pé – Angical
•    Arrochinelas
•       Arrebenta Coração
•    Rosa dos Ventos
•    Espalha Brasa


RECONHECIMENTO
A Câmara Municipal de Irecê vai homenagear todas as quadrilhas que este ano se apresentaram nos festejos juninos. Uma Moção de Aplausos, autoria da vereadora Meirinha (REDE), pede a realização de ato solene para e entrega da honraria aos grupos de danças de quadrilha do município.

Moção de Aplausos para os Grupos de Danças.

Confira um pouco da apresentação da Quadrilha Espalha Brasa: 

 

FOTOS: