file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

São Gabriel: Moradores substituem plantas invasoras por espécies nativas em arborização de avenida

Cultura&Realidade - 04 de Março de 2018

file-2018-03-04131434.509071-crianca20dcc4ea-1fc7-11e8-98f4-f23c917a2cda.jpg

A participação da criança na operação simboliza a renovação do ideal de preservação e cuidados com as futuras gerações - Foto: Elson Morais

O motosserra foi ligado, Ficus derrubados e espécies nativas foram plantadas na Avenida Adalberto Barreto, na manhã deste domingo, 4, em São Gabriel, a 9km de Irecê. A iniciativa  dos moradores visa a substituição dos Ficus por plantas da Caatinga .

A intervenção de hoje é continuação da ação que  começou dois anos atrás. “Fizemos hoje a remoção de oito árvores adultas e reposição da mesma quantidade, embora seja a segunda etapa do trabalho que, a dois anos já tinha plantado outras árvores para, enfim agora retirar as existentes que não são adequadas para o nosso convívio”, explicou o ambientalista e articulador da “operação plantas da Caatinga”, Elson Morais.

Os participantes plantaram no local mudas de umbu, barriguda, paineira, pau ferro, goiaba, amêndoa, cajarana, pata de vaca, Ipê, umburuçu, limão e outras.

Tudo começou com a doação de um Tamboril. "Ano passado presenteei meu enteado com uma miudinha de Tamboril, e ele pediu para plantar em frente à casa da bisavó. Ela mora em frente à escola Domingos Durães. Depois desta iniciativa a comunidade tirou árvores " ficus" e plantou árvores nativas da caatinga que doei e me responsabilizei pois eles tinham medo do poder público retaliar pela iniciativa deliberada”, conta Morais.

“O nosso objetivo é substituir uma planta invasora por arvores nativas, deixar a rua arborizada e muito mais natural. Atualmente já foram quase 30 transplantes nesta área e as plantas estão se desenvolvendo bem”, testemunha o morador e professor André dos Santos Rocha.  

Não há dúvidas de que árvores do próprio bioma, frondosas, florais e frutíferas, vão permitir melhor oxigenação do espaço social e com isso melhor qualidade de vida.

BANCO DE IMAGENS - FOTOS: Elson Morais e outros