Bahia

PRF e outras instituições aderem à campanha de prevenção ao suicídio

Cultura&Realidade - 24 de Setembro de 2019

file-2019-09-24114334.698338-prfaf9c079a-ded9-11e9-a91d-f23c917a2cda.jpg

A ação teve por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o tema - Foto: Ilustração

A ação que teve por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o tema, quebrar tabus e alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção, ocorreu no último sábado (21), às margens da BR110, em Paulo Afonso e contou com a participação da entidade Lar da Criança Vicentina.

 O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo. No Brasil, 32 brasileiros se suicidam diariamente. Cerca de 96% dos suicídios registrados no mundo têm alguma relação com transtornos mentais. Transtorno de humor, transtorno de substância, transtorno de personalidade e esquizofrenia estão entre as doenças mais comuns entre as vítimas de suicídio. O suicídio é a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos de idade em todo o mundo.

A dinâmica dos trabalhos consistiu em reforçar o trabalho de prevenção, através de uma blitz educativa. O objetivo foi orientar e conscientizar motoristas, passageiros e demais usuários sobre a temática e estimular o diálogo, esclarecendo as principais dúvidas, como reconhecer os primeiros indicativos e sinais de alerta que podem indicar necessidade de ajuda.

Isolamento, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, são indícios marcantes de mudanças.

Foram expostos cartazes e ministradas palestras. Ao todo 130 pessoas foram sensibilizadas.

É um esforço contínuo, que representa a atenção da instituição para com o tema e enfatiza o compromisso social da PRF: garantir segurança com cidadania.

O Movimento Setembro Amarelo

É uma campanha de prevenção ao suicídio iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. É uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Fonte: PRF/BA