TEMPO

Previsão de chuvas em Salvador e frio em Irecê, neste final de semana

Cultura&Realidade - 30 de Agosto de 2019

file-2019-08-30113350.373024-chu_sal2efefa3e-cb33-11e9-b653-f23c917a2cda.jpg

Final de semana poderá ser de chuvas em Salvador, diz o Climatempo - Foto: iIustração

Agosto vai terminar com muito frio em algumas localidade, calor e predomínio de tempo seco na maioria das áreas do Nordeste do Brasil. A grande cobertura de nuvens e a chuva fica concentrada no litoral leste da Região.

Um forte bloqueio atmosférico está atuando sobre o interior do Nordeste e com isso dificulta a organização de nuvens carregadas que provocam chuva mais generalizada.

Não há previsão de chuvas para este final de semana, em Irecê. O frio, entretanto, se fará presente. A temperatura máxima prevista para a cidade, será de 32º por volta de meio dia desta sexta-feira, 30 e mínima de 17º às 22h. Para sábado, a máxima chegará a 27º, com mínima de 14º. No domingo, a temperatura máxima chegará a 31º entre 12h e 16h e a mínima 14º ao nascer do sol.

Nas regiões litorâneas o vento úmido que sopra do mar provoca chuva rápida e passageira entre o litoral do Rio Grande do Norte e o sul da Bahia. Apesar da chuva, o sol brilha forte e faz bastante calor. Somente, em Salvador é que a cobertura de nuvens é maior, o tempo segue instável com chuva a qualquer hora.

De acordo com dados do Inmet - instituto Nacional de Meteorologia, do dia 01/08 até o dia 28/08 o acumulado de chuva na capital baiana é de aproximadamente 100 milímetros. A média par ao mês é de quase 134 milímetros. A chance de chover nos próximas 48 horas é alta, e por isso, a chuva de Agosto em Salvador pode ficar dentro da média para o mês.  

Nas outras áreas nordestinas, inclusive agreste e sertão, um dia de calor intenso e temperaturas elevadas. Os níveis de umidade do ar ficam baixos em torno de 20% e 30%.

No sábado (31), o sol aparece em todo o Nordeste do Brasil. Algumas pancadas rápidas e de forma passageira ainda devem ocorrer entre a faixa litorânea de Recife e o litoral sul da Bahia. Nas demais áreas nordestinas, inclusive no interior da região, o tempo segue seco, com muito calor e umidade baixa.

Da Redação/Com informações do Climatempo