Irecê e Região

Prefeito Hailton tem gestão aprovada por 63%, mas oposição ganharia as eleições no atual cenário

Cultura&Realidade - 26 de Março de 2019 (atualizado 26/Mar/2019 14h38)

file-2019-03-26141131.510324-PREFEITO_JUSSARA336b0a46-4fea-11e9-a938-f23c917a2cda.jpg

Prefeito Hailton tem avaliação positiva, puxado pelo indicador "regular positivo" - Foto/arte: Ilustração

Ainda no roteiro de pesquisas pela região de Irecê, em ciclo de consultas encomendadas pelo site Cultura&Realidade, ao C&R Pesquisas/Terra Viva – Avaliação&Tendências, pesquisadores estiveram no município de Jussara, no dia 8 deste mês, quando entrevistaram 435 pessoas no Distrito Sede, Recife e Morro de Higinos. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

A consulta envolveu avaliação de governo e tendência eleitoral, com testes para respostas espontâneas e estimuladas. A rejeição dos postulantes também foi averiguada.

No geral, a avaliação do governo liderado pelo prefeito Hailton Dias (PSD), foi considerada positiva, tendo, o indicador “regular positivo”, como suporte significativo para superar a casa dos 50% de aprovação, o que exige natural atenção do grupo que o mesmo lidera, quanto à gestão do projeto político e isso é traduzido pela perspectiva eleitoral coletada.

Nas comunidades pesquisadas, 63% dos entrevistados (soma dos indicadores “excelente”, “boa” e “regular positivo”) aprovam a gestão do prefeito, que é rejeitada por 31% (soma  dos dados de “péssima”, “ruim” e “regular negativo”. “Não quiseram” ou “não souberam” responder, 6%.

Em respostas espontâneas, sem indicação de nomes, 57% dos entrevistados “não souberam” indicar um nome de preferência. Ronaldo Almeida teve, em números redondos, 17%, seguido do prefeito Hailton com 9,5% (mas já foi reeleito e não pode concorrer em 2020), Thiago tem 7% e Tacinho 4%, sendo estes os nomes mais citados. Outros nomes são apontados com percentuais inferiores a 2%. Veja resultados detalhados em link no final desta matéria.

Foi feito um confronto entre os nomes mais citados. Ronaldo obteve desempenho de 48%, contra 28% de Thiago. “não quiseram” ou “não souberam” responder, somam 24%.

O teste de rejeição envolveu os três primeiros nomes de possíveis candidaturas, verificados nas respostas espontâneas. Thiago tem 19%, Ronaldo 12% e Tacinho 11%. 

Vejam os resultados geral e por localidade, clicando aqui. Os resultados representam as comunidades pesquisadas. Não refletem consulta em todo o município.