file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Cultura, Esporte e Lazer

Orquestra Regional de Irecê se prepara para grande concerto

27 de Abril de 2017 (atualizado 21/Jun/2017 13h06)

Caravana Pedagógica do NEOJIBA, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, se apresenta em Irecê.

Foto: parte do grupo NEOJIBA, que se apresenta em Irecê (Divulgação/NEOJIBA)

Este final de semana será de música em Irecê. A terceira etapa da Caravana Pedagógica do NEOJIBA, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, acontece nos dias 29 e 30 de abril. O encontro reúne os cerca de 100 músicos da Orquestra Regional de Irecê para o último fim de semana de ensaios antes do grande concerto, que será realizado no dia 31 de maio, no município, em comemoração ao aniversário da cidade. As atividades da Caravana são gratuitas e acontecem no Colégio Modelo.

Entre as obras que serão tocadas no repertório estão músicas de Luiz Gonzaga. Para estas peças, a orquestra contará com a parceria do Coro Juvenil do NEOJIBA, conforme explica o maestro e professor de trompa, Orlando Afanador Florez. “Esta é a grande novidade da regional Irecê, que diferente das demais, terá um concerto de orquestra com coral. Além dos instrumentos de sopro, as partituras destas músicas foram arranjadas para o naipe de cordas, já que temos alunos que também tocam estes instrumentos”.

As crianças, adolescentes e jovens músicos que formam a orquestra são integrantes da Filarmônica 19 de Setembro (de Ibipeba), Filarmônica 12 de Agosto (de Central), PIM – Programa Ireceense de Música (de Irecê) e Filarmônica 25 de Fevereiro (de São Gabriel). Além do ensaio, durante o encontro, os alunos vão participar de oficinas de técnica instrumental ministradas por jovens multiplicadores do NEOJIBA. As atividades integram as comemorações dos 10 anos do NEOJIBA.

Caravanas Pedagógicas - Em comemoração aos 10 anos do NEOJIBA, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. As atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado. O projeto foi iniciado em outubro de 2016 e conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso.

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia - É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA - Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Com informações do Neojiba