file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Bahia

Onça encontrada em Cafarnaum é solta no Parque Estadual do Morro do Chapéu

27 de Junho de 2017

Onça-parda solta no parque estadual de Morro do Chapéu

Foto: onça-parda encontrada em Cafarnaum agora vai viver no Parque Estadual de Morro do Chapéu (Divulgação)

Redação Cultura&Realidade

Uma onça-parda macho encontrada no quintal de uma família em Cafarnaum na última quinta-feira (22) foi resgatada por uma equipe do Zoológico de Salvador na sexta-feira (23) e libertada no Parque Estadual do Morro do Chapéu. O coordenador do zoológico, Vinícius Dantas, afirmou que teve conhecimento de que o animal estava preso em uma mangueira na quinta e chegou ao local no dia seguinte, quando fez a imobilização da onça.

Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) fez a segurança da casa onde a onça estava presa, a fim de proteger o animal e moradores. “Levei equipamento para anestesiar e dardos. Dei um único tiro anestésico nela e ela adormeceu em cima da árvore. Subimos na árvore e ela desceu através de uma corda. Nós fizemos a avaliação veterinária e vimos que a onça estava bem”, contou Vinícius.

Depois que o animal foi resgatado da árvore, o grupo seguiu para o Parque Estadual de Morro do Chapéu. “O animal desceu do veículo e saiu correndo assim que soltamos. O impacto para o animal foi mínimo e com total segurança para todos”, disse o veterinário. Ele afirmou que a onça, que é comum na região, pode ter ficado presa na árvore após ter se afastado do ambiente natural.

Com informações do G1 BA