file-2017-02-08175959.335653-Banner-CR-topo-notcia_22b9a9f62-ee39-11e6-aece-047d7b108db3.jpg

Irecê e Região

Nova lei vai disciplinar condutores de motocicletas e similares

Rodrigo de Castro Dias - 19 de Maio de 2017 (atualizado 20/Jun/2017 14h24)

Foto: regulamentação vem para disciplinar estacionamentos de motocicletas e similares em Irecê (Reprodução/Sertão Baiano)

Foto: regulamentação vem para disciplinar estacionamentos de motocicletas e similares em Irecê (Reprodução/Sertão Baiano)

Redação Cultura&Realidade - Por Alles Alves

A Câmara de Vereadores encaminhou para o Poder Executivo o Projeto de Lei 012/2015 de autoria do vereador Espedito Moreira, que vai disciplinar o uso dos estacionamentos de motocicletas, motonetas e similares em Irecê. O documento foi lido na sessão ordinária desta quinta (18) e aguardará a sanção do prefeito Elmo Vaz (PSB). O projeto tem por finalidade aprimorar a legislação em vigor e estava em tramitação na Câmara desde setembro de 2015, quando Espedito apresentou a proposta.

A nova lei vai ao encontro das necessidades de segurança e organização do tráfego, principalmente no centro da cidade. O objetivo é encontrar uma alternativa que atenda o maior número de usuários possível desses ambientes. Quando a lei for sancionada, ficará proibido o estacionamento desses veículos no perímetro urbano de Irecê, caso exista um estacionamento específico para veículos de duas rodas num raio de 300 metros. As penalidades serão aplicadas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Contudo, a medida não pretende punir, mas disciplinar os condutores de motocicletas e similares a fazerem uso dos estacionamentos privativos já estabelecidos pela Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte e identificados por placas de regulamentação. Os estacionamentos já cumprem o papel de auxiliar o bom uso do sistema viário, desafogando o tráfego e incentivando a rotatividade dos veículos estacionados.